A Câmara de Vereadores de Araçatuba aprovou na sessão de segunda-feira (15/8) votos de aplausos ao Plano de Saúde Santa Casa de Araçatuba pelos 25 anos de atuação e à diretoria da Santa Casa de Araçatuba pelos avanços consolidados em cinco meses de gestão.
As honrarias foram apresentadas pelo vereador Antonio Edwaldo Dunga Costa (União Brasil) que nos considerandos dos requerimentos números 0296-2022 e 0294-2022 destacou que “tanto a estrutura consolidada pelo Plano de Saúde em 25 anos de existência, quanto as ações e mudanças realizadas pela diretoria do hospital geraram impacto social positivo no atendimento à saúde de Araçatuba e região”.
A leitura, votação e entrega dos votos de aplausos foram acompanhadas no plenário por aproximadamente 200 pessoas dentre diretores e colaboradores das duas instituições, maçons da Loja Moderna e coirmãs e autoridades.
O prefeito Dilador Borges (PSDB), a vice-prefeita Edna Flor e o ex-vereador Denílson Pichitelli estiveram presentes e foram convidados a participar da sessão no plenário. A primeira-dama Deomerce Damasceno também esteve presente, mas acompanhou a sessão nas galerias.
Unanimidade
Os requerimentos foram aprovados por unanimidade. Os vereadores Gilberto Mantovani, Nelsinho Bombeiro, Mauricio do Bem-Estar, Arnaldinho, Luís Boatto, Dr. Jaime, Dr. Alceu e a vereadora Regininha fizeram uso da palavra e enalteceram o trabalho das várias diretorias que estiveram à frente da gestão do Plano de Saúde Santa nos últimos 25 anos; e também destacaram algumas ações executadas pelos diretores da Santa Casa de Araçatuba que já repercutem positivamente no atendimento e junto a população.
A retomada do convênio com o Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual) e o início de realização das cirurgias eletivas foram temas comuns às falas dos vereadores. Dunga Costa, por exemplo, que há três anos esteve à frente de mobilizações para que os servidores públicos estaduais voltassem a ter assistência hospitalar em Araçatuba, destacou “os esforços desta diretoria desde os primeiros dias de gestão para o hospital voltar a ser credenciado”.
O autor dos votos de aplausos também destacou que na região de Araçatuba, a Santa Casa “foi a única que aceitou participar do mutirão de eletivas recebendo as duas tabelas SUS oferecidas pelo Governo do Estado. Isso é comprometimento para com a população”. O hospital possui em torno de 3 mil cirurgias eletivas represadas durante a pandemia e não realizadas em períodos anteriores.
Sessão informal
Após a aprovação dos requerimentos, a sessão foi transformada em informal, condição em que ofereceu aos representantes das duas instituições espaço para agradecer as homenagens.
Fábio Blaya Martinez e Petrônio Pereira Lima usaram a tribuna em nome dos direitos do Plano de Saúde e Santa Casa, respectivamente. Ambos externaram a gratidão das instituições ao vereador Dunga Costa pela iniciativa de apresentar as homenagens e a todos os vereadores pelos votos favoráveis.
Superintendente do Plano Santa Casa Saúde de Araçatuba, Martinez falou em nome do diretor-executivo José Wagner Trivellato. Destacou a rede própria de serviços médico-hospitalares e diagnóstica, como um dos avanços que tornou o Plano de Saúde Santa Casa de Araçatuba em referência regional de convênio e compartilhou o Voto de Aplauso com todos os diretores, colaboradores e prestadores de serviços.
Petrônio Pereira Lima, provedor da Santa Casa, usou a palavra para destacar que “nenhum momento foi fácil nesses cinco meses à frente do hospital. Porém, temos encontrado, respostas às necessidades mais urgentes da instituição através do trabalho dos colaboradores, equipes médicas e inúmeros parceiros como a Prefeitura de Araçatuba e o UniSalesiano”.
Ao agradecer o Voto de Aplauso, o provedor falou da gratidão de todos que integram o hospital. “Sua iniciativa, caro Dunga e a aprovação pelos integrantes dessa egrégia Casa, renovam a disposição da diretoria da Santa Casa de Araçatuba de continuar trabalhando pela melhoria da qualidade dos atendimentos”.
Leia mais:
Santa Casa de Araçatuba implanta sistema para reduzir tempo de internação
Baixo estoque de sangue no Hemocentro pode suspender procedimentos na Santa Casa