De forma inédita, o município de Penápolis conquistou a 2º colocação dentre 573 municípios no programa Município Verde e Azul do Estado de São Paulo. A cidade também assegurou a 1º colocação como melhor gestor da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê, recebendo o Prêmio André Franco Montoro.
A Cerimônia ocorreu no auditório da Cetesb (Companhia Ambiental de São Paulo), com a presença do secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Fernando Chucre, do Coordenador do Programa José Paulo Delgado Jr. do prefeito municipal de Penápolis Caíque Rossi, Presidente do Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis Carlos Alberto Bachiega, do articulador do Programa em Penápolis, engenheiro agrônomo Sergio E. Rodrigues e da equipe de servidores do Daep que trabalham na coordenação do Programa em nosso município.
Na última edição do PMVA, o município de Penápolis havia ficado em 8º lugar com uma pontuação de 91.41, portanto, houve uma evolução na pontuação devido às ações e projetos ambientais efetivados durante o ano de 2021.
Os bons índices do saneamento com atendimento de 100% de água, esgoto e resíduos sólidos fez com que as notas do ICtem – Indicador de Coleta e Tratabilidade de Esgoto da População Urbana de Município (ICTEM), IQA – índice da Qualidade da Água e o IQR – Índice da Qualidade de Resíduos contribuíram para o alcance da pontuação, além de, outros projetos desenvolvidos por meio do Centro de Educação Ambiental e Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado. A certificação no PMVA vem sendo cada vez mais importante no cenário estadual,
não apenas pelos benefícios de diferenciação na tomada de recursos, mas principalmente pela geração de qualidade de vida aos munícipes, foco em que o estado está tentando alinhar com os municípios paulistas.
Esta certificação é o reconhecimento do compromisso da cidade em promover ações ambientais que impactam na qualidade de vida das pessoas.
Para o prefeito municipal, Caíque Rossi, é um orgulho para a cidade de Penápolis ficar entre os primeiros colocados. Todo o trabalho da Prefeitura de Penápolis em parceria com o Daep e Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Lajeado mostra uma gestão transparente e eficiente, cumprindo o compromisso com o meio ambiente.
Município Verde Azul
O programa Município Verde e Azul é uma iniciativa criada pelo Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, e tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.
Leia Mais:
Estiagem: Penápolis vai multar quem desperdiçar água; multa é de R$ 129,90
GS Inima SAMAR celebra Dia do Meio Ambiente com premiação do 7º Concurso de Desenho