Um haitiano de 37 anos morreu baleado pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Santa Fé do Sul (SP), região Noroeste de São Paulo. O caso foi registrado na tarde desta segunda-feira (29), conforme reportagem da TV Tem/g1.
Segundo o boletim de ocorrência, o homem usou um pedaço de madeira para agredir um agente da corporação. O comandante da Guarda Civil Municipal deu ordem de prisão ao haitiano, mas não foi obedecido e atirou duas vezes para defender o companheiro de farda.
O homem foi socorrido e encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O agente da corporação agredido sofreu ferimentos na cabeça e precisou passar por avaliação neurológica.
Ainda conforme o boletim de ocorrência, a arma usada pelo comandante da Guarda Civil Municipal foi apreendida. A Polícia Civil de Santa Fé do Sul investiga o caso.
Segundo a Guarda Civil Municipal, o haitiano estava envolvido em uma série de ocorrências. Nesta segunda-feira, o homem entrou em uma farmácia e agrediu um comerciante a pauladas. Dias antes, o haitiano foi detido suspeito de tentar bater em um segurança de uma agência bancária.
Em nota, a Guarda Civil Municipal de Santa Fé do Sul lamentou a morte do homem. “O comandante já se apresentou e prestou depoimento para a Secretaria de Segurança Pública (SSP).”
A Secretaria de Assistência Social de Santa Fé do Sul informou que fez uma força-tarefa para levar o haitiano de volta ao país de origem, mas o homem não aceitou. “Além disso, em cinco anos, ele passou por três internações feitas por meio do Centro de Atenção Psicossocial (Caps).”