Durante a entrevista realizada na noite de quinta-feira (25), no Jornal Nacional, o ex-presidente Lula (PT) somou menos postagens atreladas ao seu nome no Twitter e menos comentários tanto no Facebook, como no Instagram, na comparação com os dados do presidente Jair Bolsonaro (PL), registrados na sabatina da noite de segunda-feira (22). Lula, no entanto, teve mais postagens de viés positivo do que Bolsonaro no Twitter.
De acordo com levantamento da Vox Radar, empresa especializada em análise de dados provenientes das redes sociais, encomendado pela startup de comunicação corporativa O Pauteiro, 55% das postagens com menções a Lula no Twitter publicadas durante a entrevista (de 20h30 às 21h10) foram positivas, 36% foram negativas e 9% neutras. Com Bolsonaro ocorreu algo próximo do oposto na segunda-feira, com 54% das postagens sendo negativas, 29% positivas e 17% neutras. O universo de postagens no Twitter citando o atual presidente, porém, foi praticamente o dobro. Enquanto Lula teve menções em 8,5 mil publicações, Bolsonaro foi citado em 16,5 mil.
A quantidade de citações a Bolsonaro em comentários no Facebook e Instagram foi ainda maior. Ontem, Lula foi mencionado em 42,5 mil comentários no Instagram, algo em torno de 1000 a cada minuto de entrevista no horário nobre da Globo. No seu dia, Jair Bolsonaro foi citado em 65,1 mil comentários, com média de 1,6 mil por minuto.
Já no Facebook, Bolsonaro foi citado em 122 mil comentários ao longo dos 40 minutos de entrevista (3.050 por minuto), enquanto Lula contou com 17,3 mil menções, com média de 433 comentários por minuto, sete vezes menos que o rival.
Mapa similar
Ambos os candidatos tiveram mais de 50% das publicações do Twitter citando os seus nomes vindas do Sudeste, com destaque para São Paulo (25,5% para Bolsonaro e 21,8% para Lula). Os dois postulantes à Presidência tiveram Rio de Janeiro e Minas Gerais na sequência de estados com mais postagens. O Nordeste foi a segunda região nas publicações de ambos, com destaque para Pernambuco e Bahia. Assim como o Sul, com presença do Rio Grande do Sul e Paraná para ambos, com Santa Catarina mais presente em Bolsonaro.
Análise inovadora
“As redes sociais são um elemento fundamental das campanhas políticas. Qualquer análise do cenário sobre a comunicação política passa por compreender a forma como os eleitores se referem aos candidatos por meio das redes”, afirma o jornalista e co-fundador de O Pauteiro, Fábio Brandt. “O elevado investimento das campanhas na comunicação digital, o alto nível dos profissionais que atuam na área e também o esforço da Justiça para coibir o mau uso das redes demonstra a relevância do tema”, diz o jornalista Samuel Figueiredo, co-fundador de O Pauteiro.
Segundo João Yamim, um dos grandes méritos da ferramenta é conseguir identificar e eliminar da contagem os perfis controlados de maneira artificial, mantendo assim o máximo de fidelidade na avaliação por parte dos algoritmos. “Eliminados os robôs, temos uma visão mais clara do que pensam e de como se posicionam os usuários. Embora totalmente anônima, a amostragem busca todos os interesses do perfil, o que facilita na identificação do posicionamento diante de um candidato”, destaca o CEO da Vox Radar.