A CPFL Paulista cortou dez árvores em uma área localizada no Jardim Pinheiros, em Araçatuba, para a instalação da Subestação Araçatuba 5 Pinheiros, que receberá investimento de aproximadamente R$ 26 milhões. O objetivo, segundo a empresa, é atender ao crescimento do mercado da região pelos próximos 10 anos.
O corte de árvores causou indignação e protesto de moradores nas redes sociais. A iniciativa foi autorizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que informou que haverá compensação ambiental, com o plantio de árvores na mesma região, e pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).
Conforme a distribuidora de energia, serão construídos 20 km de rede, da Subestação Araçatuba 5 Pinheiros, e um trecho de 2,7 km (ramal 138 kV Araçatuba 5). O investimento, segundo a empresa, vai melhorar a distribuição das cargas das redes com os novos alimentadores e prover maior confiabilidade e flexibilidade do sistema elétrico para o atendimento dos consumidores daquela região da cidade.
Compensação ambiental
As árvores suprimidas nesta quarta-feira (3) são de diversas espécies, entre exóticas e nativas. Conforme o secretário de Meio Ambiente, Lucas Proto, haverá compensação de 10 árvores para cada árvore exótica suprimida e 25 para cada árvore nativa. “Todas serão plantadas na região em que foram suprimidas as atuais árvores”, disse o secretário.
Leia Mais:
CPFL poda árvores e deixa galhos por 18 dias na calçada
CPFL busca clientes que podem ter desconto na conta de luz; veja se você tem direito
i