Um ciclone extratropical que atinge Santa Catarina desde a madrugada desta quarta-feira (10) deixou estragos em várias cidades. O fenômeno causou rajadas de vento de cerca de 100 quilômetros por hora. Algumas cidades, como a capital Florianópolis, registraram chuva de quase 200 milímetros nas últimas 24 horas, mais chuva do que a média esperada para todo o mês de agosto.
Durante a tarde, a Defesa Civil do estado alertou para a ocorrência de chuva persistente de intensidade forte com alagamentos, risco de enxurradas, deslizamentos e inundações no Litoral Norte e no Vale do Itajaí. A nota cita 28 cidades, entre elas Balneário Camboriú, Blumenau, Garuva, Itajaí e São Francisco do Sul.
- Araçatuba tem manhã gelada e termômetros registram 8°C
- Agosto terá pouca ocorrência de chuva, diz Inmet
Também houve alerta máximo de deslizamento em Joinville durante a tarde.
O secretário da Defesa Civil de Santa Catarina, David Busarello, pediu cautela à população para sair às ruas.
Segundo a Celesc, companhia de energia elétrica do estado, cerca de 200 mil unidades consumidoras ficaram sem energia. As regiões mais atingidas são as de Florianópolis, Itajaí e o litoral norte de Santa Catarina.
A agitação marítima continua e as ondas podem atingir picos de até 4 metros no Litoral Norte. Pode haver ressaca e alagamentos costeiros.