A campanha eleitoral começou oficialmente nesta terça-feira (16). Levantamento feito pelo RP10 no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aponta que há 8 candidatos a deputado estadual e 4 a federal que possuem domicílio eleitoral em Araçatuba.
A partir de hoje, as candidatas e candidatos, partidos, coligações e federações poderão divulgar suas candidaturas na internet, na rua, em casas, veículos e na imprensa escrita, entre outras ações. Já a propaganda em rádio e TV é restrita ao horário eleitoral gratuito, que começa em 26 de agosto.
O último deputado estadual que tinha ligação com Araçatuba foi o atual prefeito da cidade, Dilador Borges (PSDB), que assumiu uma vaga na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) entre 2013 e 2014. Já na Câmara Federal o último representante foi Jorginho Maluly, que exerceu o mandato de 2007 a 2011.
Araçatuba tem 153.441 eleitores aptos a votarem em 2022
Nas eleições de 2022, são pelo menos 12 candidatos da cidade que disputam os votos dos 153.441 eleitores de Araçatuba e os mais de 600 mil da região. Eles também têm feito dobradinhas com candidatos de diversas regiões do Estado para conquistar a confiança dos votantes de outras localidades.
Novatos
Dentre os novatos que disputam um eleição pela primeira vez estão a primeira-dama de Araçatuba, Deomerce Damasceno (União Brasil); o ex-comandante do CPI-10 (Comando do Policiamento do Interior 10), Coronel Motooka (Republicanos), o professor Matheus Lemes (PSOL) e a secretária de escola Eloiza Pereira Correia, que tentam uma vaga na Alesp.
Ainda entre os que estreiam nas urnas estão o engenheiro civil Rodrigo Andolfato (PTB), que ensaiou sair candidato a prefeito de Araçatuba em 2020, mas desistiu do pleito, e o publicitário Joca Maluly (Podemos), ambos candidatos a deputado federal.
Saiba quais são as regras para candidatos e partidos na campanha
Experientes
Na lista dos postulantes aos cargos no Legislativo estadual e federal há também nomes experientes na política. É o caso do ex-vereador Cido Saraiva (MDB), que exerceu mandato na Câmara de Araçatuba no período entre 2009 e 2020 e agora concorre a uma vaga na Câmara Federal, depois de ter ficado duas vezes como suplente na Alesp, em 2014 e 2018. Ele também foi candidato a prefeito da cidade em 2020, ficando em segundo lugar.
Já o vereador Arlindo Araújo (MDB), que está em seu quinto mandato na Câmara de Araçatuba e que já foi candidato a deputado federal, em 2018, agora tenta uma vaga na Assembleia Legislativa. Outro representante do Legislativo araçatubense que também é candidato a deputado estadual é Lucas Zanatta (PL), que está em seu segundo mandato como vereador.
O médico cardiologista Flávio Salatino (PP), que foi vereador de Araçatuba, entre 2017 e 2020, também concorre a uma vaga na Alesp, depois de ter sido candidato a prefeito em 2020, ficando em quarto lugar. Outro nome que concorreu à Prefeitura e também concorre nestas eleições é o médico dermatologista Filipe Fornari (PP), que é candidato a federal. Em 2020, Fornari ficou em terceiro lugar no pleito municipal.
A cidade tem, ainda, dois candidatos que já concorreram a uma vaga na Câmara de Araçatuba, sem sucesso, e agora pleiteiam uma cadeira na Alesp. São eles o advogado Lindemberg Gonçalves (PTB) e o apresentador de TV Waguinho Animal.