A Orquestra Paulistana de Viola Caipira (OPVC) vai se apresentar gratuitamente em Araçatuba no dia 13 de agosto. O evento ocorrerá às 19h, na praça Rui Barbosa, onde serão colocadas 500 cadeiras para o público, e haverá uma área reservada para idosos, pessoas com deficiência (PCDs), gestantes, portadores de crianças de colo e autistas. Além disso, uma intérprete de libras estará presente durante todo o evento. A ação será transmitida ao vivo pelo canal da P4 Produções no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UC0RktPVzHDNuo84iyUQodtw).
Para facilitar o acesso da população à apresentação, será disponibilizado transporte gratuito para o evento saindo da APAE Araçatuba, às 18h, com retorno após o término do evento. Para utilizar o serviço basta embarcar no local. Paralelamente à ação, haverá uma campanha para arrecadação de recursos para a APAE de Araçatuba. Serão doações voluntárias via QR Code em totens espalhados pelo evento e também pelo Youtube.
A apresentação faz parte do projeto “Viva a Viola 2021”, realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, que atualmente está sob responsabilidade da Secretaria Especial da Cultura. Conta com patrocínio do Atacadão e da Renner Sayerlack, copatrocínio da Castelo Alimentos e Stoller e apoio da Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. A produção é da P4 Produções Culturais (www.p4.art.br).
A OPVC
A Orquestra Paulistana de Viola Caipira é uma orquestra nos moldes e acepção do termo, porém formada exclusivamente por violas caipiras (violas de dez cordas). Fundada em 29 de outubro de 1997 pelo maestro Rui Torneze, é hoje, provavelmente, a corporação musical do gênero mais atuante no território nacional.
Sua missão é formar público para a música executada na viola caipira e, devido a isso, desenvolve um eclético repertório, que vai da música de raiz às inusitadas e originais incursões na música erudita, world music, new age e MPB, por vezes mesclando esses estilos e, com isso, despertando o interesse de diversas faixas etárias.
Por isso, é exigido o aprimoramento ostensivo de seus integrantes para se incluírem no quadro da OPVC. O apoio didático e organizacional se dá pelo Instituto São Gonçalo de Estudos Caipiras, sua sede, onde são realizados os ensaios e aulas coletivas e individuais.
Hoje, contando com aproximadamente 16 violeiros, tem como principais características a assiduidade e a dedicação nas apresentações da OPVC e, além disso, mantém repertório para apresentações exclusivas do grupo. A sua maior contribuição para a OPVC são as trocas de experiências e a sabedoria de vida que passam aos mais jovens.
Nos mais variados formatos e para todo o tipo de evento a OPVC já se apresentou em diversos eventos no Brasil e no exterior, tocando com grandes nomes da música, como Inezita Barroso, Sérgio Reis, Renato Teixeira, Almir Sater, Chitãozinho & Xororó, Paula Fernandes, Maria Gadú, Agnaldo Rayol, Edson & Hudson, Alexandre Pires, Vanessa da Mata, Tiê, Frejat e vários outros.
A OPVC possui diversas formações, desde um trio ou sexteto a mais de 50 integrantes, adaptando-se às variações de tamanho de palco e orçamento disponível. A qualidade de repertório e execução é garantida em todos os eventos, independentemente do número de integrantes, bem como a emoção do público. Saiba mais no site www.orquestradeviola.com.br/opvc.
Leia Mais:
Previsão do tempo: Frio retorna a Araçatuba no fim de semana