A vinda do presidente Jair Bolsonaro (PL) a Pereira Barreto, município a cerca de 130 quilômetros de Araçatuba, não deverá se concretizar. Ainda não há confirmação de sua participação na motociata prevista para a próxima quinta-feira (7), apesar de os organizadores terem comercializado ingressos a R$ 240,00, que dariam direito a almoçar com o presidente, que é pré-candidato à reeleição.
Em primeiro lugar, não há qualquer movimentação de serviços de segurança do Palácio do Planalto nas cidades apontadas no caminho da motociata prevista para a próxima quinta-feira (7), um forte indício de que a participação de Bolsonaro no evento não deve ocorrer.
Além disso, o irmão do presidente, Renato Bolsonaro, gravou um vídeo no qual desmente a participação do chefe da Nação no evento, que estaria sendo organizado pelo grupo “Acelera para Cristo”.
“Quero esclarecer o mal-entendido. Está prevista uma motociata de Dracena a Pereira e eu fui procurado para confirmar a presença do presidente. Ele não estará em Dracena. Não é verdade, isso nunca foi confirmado”, afirmou Renato Bolsonaro em um vídeo que circula nas redes sociais.
O prefeito de Dracena, André Lemos, também gravou um vídeo desmentindo a presença do presidente no município. “Se fosse verdade, eu estaria muito feliz, muito honrado. O presidente Jair Bolsonaro é bem-vindo em Dracena, mas este evento que está sendo divulgado foi uma tentativa de tomar dinheiro e não terá a presença do presidente”, disparou o prefeito.
A motociata seguida de um almoço foi divulgada nas redes sociais e em um outdoor afixado na entrada de Pereira Barreto. O valor da inscrição na motociata, de R$ 25,00, daria direito a uma espécie de “área vip”, com a possibilidade de viajar mais próximo de Bolsonaro.
O vereador Lucas Zanatta (PL), de Araçatuba, chegou a confirmar presença e pagou pelo almoço com o presidente, que estaria acompanhado do pré-candidato ao governo de São Paulo pelo Republicanos, Tarcísio de Freitas.
No entanto, Zanatta, que pertence ao partido de Bolsonaro, disse hoje que a vinda do presidente não está confirmada. Já Tarcísio de Freitas, que esteve em Birigui na manhã desta segunda-feira (4), também não confirmou sua participação no evento de quinta-feira.
A única manifestação positiva de que Bolsonaro participaria da motociata em Pereira Barreto veio do ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, o astronauta Marcos Pontes, que gravou um vídeo confirmando a vinda do presidente.
No entanto, a gravação foi feita no início do ano, o que não serve para confirmar a participação de Bolsonaro no evento de quinta-feira.
A motociata teria saída de Dracena, passagem por Andradina e chegada à Praia Pôr do Sol, em Pereira Barreto, às 10h, pela rodovia General Euclides de Oliveira Figueiredo (SP-563) e via de acesso “Vereador Dourival da Silva Lousada”.