O ex-presidente e candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prometeu, se eleito, recriar o Bolsa Família com pagamentos de R$ 600; retomar o Minha Casa, Minha Vida; e reajustar o salário mínimo com ganho real e acima da inflação. As informações são do Metrópoles.
As declarações foram dadas ao portal Uol, nesta quarta-feira (27/7). Essa é a primeira entrevista do petista após a oficialização da candidatura, na última semana. Lula lidera as pesquisas de intenção de voto à frente do presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição.
“Mudar nome foi bobagem. Vamos retomar o Bolsa Família a R$ 600. Tem que levar em conta o número de pessoas por família, não pode ser igual para todo mundo”, garantiu. Lula, ao acenar com a pauta social, ressaltou que não se trata de proposta eleitoreira, mas sim, de urgência do país.
“O Bolsa Família não era um programa eleitoral. Ele tinha 18 anos, condicionantes [para recebimento], a criança na escola, vacinada… Vamos retomar. O Brasil tem muita urgência”, concluiu.
Ainda na esteira econômica, Lula garantiu que se sair vitorioso do pleito de outubro, criará um novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), mas não detalhou.
Mínimo
Lula prometeu criar uma política que sustente o aumento do salário mínimo acima da inflação, que é o aumento geral de preços, com ganho real ao trabalhador. “Nós aumentamos o salário mínimo no meu governo em 74% sem aumentar a inflação. Todo trabalhador terá direito em relação à inflação”, comentou.
O candidato petista ainda prometeu usar o Produto Interno Bruto (PIB) para gerar aumento salarial, mas não de como isso será feito.