Uma forte tempestade solar pode causar instabilidade no sistema de GPS, rádio, satélites e até na energia elétrica, nesta terça-feira (19), segundo previsão da NASA. O fenômeno é resultado de uma forte erupção de plasma que foi ejetado do Sol na última sexta-feira (15).
Segundo a agência espacial norte-americana, o filamento de plasma está vindo lentamente em direção ao planeta Terra e deve nos atingir no início do dia. Outros modelos matemáticos mostram que perturbação magnética pode se estender até quinta (21).
A dra. Tamitha Skov, uma especialista em clima espacial, classificou a erupção como “um longo filamento em forma de cobra”. Veja o momento da erupção, também chamada de “flare”, registrado pelo Observatório Solar Dynamics:
“O longo filamento em forma de cobra fez uma cambalhota para fora do Sol em um balé impressionante. A orientação magnética desta tempestade solar é difícil de prever. Condições de nível G2 (possivelmente G3) podem ocorrer se o campo magnético desta tempestade estiver orientado para o sul!”, diz a especialista na publicação.
O fenômeno pode causar interrupções no sistema GPS, instabilidade nas transmissões de rádio, falsos alarmes em dispositivos de segurança, problemas em satélites e danos em transformadores de energia.
Em 1989 uma forte tempestade solar interrompeu o fornecimento de energia para 6 milhões de pessoas, além de danificar os computadores da bolsa de valores de Toronto. (Com informações Tecno Insider)