A primeira-dama de Araçatuba, Deomerce Damasceno (União Brasil) lançou a sua pré-candidatura a deputada estadual na noite desta quinta-feira (7). O evento reuniu líderes políticos regionais e locais e moradores da cidade, em um imóvel na rua Chiquita Fernandes, onde funcionava a sede do diretório municipal do PSDB.
“Sei que os problemas de Araçatuba não são diferentes das outras cidades da nossa região. Tenho andado por todas as cidades, conversando com as pessoas nas ruas. Tenho uma relação olho no olho, coração com o coração com as pessoas. Elas querem dignidade”, afirmou a pré-candidata.
Ela acredita que, por meio da atuação política, é possível atender às demandas da população por meio de programas sólidos que garantam moradia, comida e acesso à educação e à cultura.
“E tudo isso não se faz sozinho, mas em grupo, com apoio da sociedade. E com a ajuda de Deus e o trabalho de todos podemos transformar nossa região em um lugar mais próspero e justo socialmente”, afirmou ela, agradecendo a presença de todos no lançamento.

Servidora concursada do extinto Banco do Estado de São Paulo (Banespa), Deomerce é graduada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), de São José do Rio Preto, e em Direito pela Universidade Paulista (Unip), de Araçatuba.
Casada há 44 anos com o empresário Dilador Borges Damasceno (PSDB), que já foi deputado estadual e atualmente é prefeito em segundo mandato em Araçatuba, ela agora disse estar disposta a trabalhar para defender os interesses regionais junto ao governo do Estado.
Projetos
Dentre os seus projetos para a Alesp estão o fortalecimento da educação e a geração de empregos, por meio de cursos profissionalizantes para os jovens e para aqueles que precisam de uma nova oportunidade de renda.
Ela defende, ainda, o Programa Primeiro Emprego a ser desenvolvido em parceria com as empresas, promovendo a qualificação profissional e a empregabilidade.
“Atuaremos, ainda, em diversas frentes para garantir assistência social às pessoas mais vulneráveis, com doações de alimentos, roupas, produtos de higiene e assessoria para obtenção de documentos e encaminhamentos, entre outras demandas”, destacou.
Em seu projeto, ela ainda defende ideias com educação de qualidade em tempo integral; instalação de uma unidade do Hospital Lucy Montoro em Araçatuba; apoio aos pequenos produtores rurais (principalmente às mulheres produtoras), além de fornecer mais veículos, implementos e insumos.
“Nosso objetivo é fortalecer a segurança no campo e melhorar as estradas rurais. E, a exemplo do que já acontece aqui em Araçatuba, incentivaremos as mulheres a presidir os grupos de produtores rurais e assentados na região noroeste”, disse ela.
Social
Na área social, a primeira-dama se propõe a trabalhar pela atenção especial aos idosos e às mulheres. “Nosso mandato vai ter um olhar carinhoso em relação às mulheres. Vamos distribuir absorventes e produtos de higiene íntima; fortalecer os serviços de atendimento à mulher, como o Centro de Referência da Mulher (CRM); e incentivar cursos de empreendedorismo, em parceria com o Sistema S, para dar autonomia financeira às mulheres”, afirma Deomerce, que comandou uma das maiores mobilizações do Interior para acolher e alimentar as famílias que perderam parentes e o emprego na pandemia da covid-19.
Ainda nesta área, ela defende a regionalização do Cravi (Centro de Referência e Apoio à Vítima) e moradia para todos. “O déficit habitacional ainda é grande no interior do nosso Estado. Muitas pessoas moram de aluguel e sonham com a casa própria. Para realizar esses sonhos, vamos intensificar os programas habitacionais, garantindo moradia de qualidade aos paulistas”, analisa.