Está em andamento a obra de reforma do Paço Municipal, antiga sede administrativa da Prefeitura de Birigui, que será transformado em um espaço cultural dedicado à preservação do patrimônio histórico do município e ao fomento de atividades artísticas e educativas.
Localizado na praça James Mellor, o prédio será denominado Paço das Artes “Irmgard Augusta Paulina Stuhr Coradazzi” e vai sediar o Museu Histórico “Dr. Renato Cordeiro”. Com investimento de pouco mais de R$ 338 mil, a obra é executada pela DWJ Engenharia e Construção, vencedora da licitação.
Os trabalhos compreendem o reforço da fundação do prédio, correções de rachaduras e trincas em forros e paredes, correções de reboco, troca de pisos, substituição de tomadas e interruptores, correções no calçamento do entorno do prédio, troca de louças e metais hidráulicos e pintura geral.
Conforme o prefeito Leandro Maffeis, o projeto vai preservar a memória do prédio, que tem relevância histórica, política, social e afetiva para Birigui. “A reforma deste palácio histórico prova o quanto valorizamos a preservação da nossa história e das tradições do passado”, destacou.
A secretária de Cultura e Turismo, Maria Eliza Castilho Manfré, disse que além de museu, o futuro Paço das Artes será um espaço para a realização de diversas manifestações culturais. “Nossa ideia é promover uma intensa programação cultural, projetos educativos e exposições temporárias”.
História
Construído no final da década de 30, o Paço Municipal foi palco dos principais acontecimentos políticos e administrativos da história de Birigui. Assistiu ao desenrolar dos anos e a passagem de gerações, bem como o desenvolvimento e progresso do município.
O prédio homenageia Irmgard Augusta Paulina Stuhr Coradazzi, nascida em Birigui no dia 19 de maio de 1919. Foi servidora municipal de dezembro de 1938 até o final de 2003, quando faleceu. Iniciou a carreira como escriturária e ocupou o cargo de diretora de Expediente e Comunicações.