O 12º BAEP realiza nesta semana, entre 26 a 31 de julho, palestras, treinamentos, solenidade de aniversário e a corrida de 7k que encerrará o evento. A solenidade e a corrida acontecerão na sede do CPI-10, rua Capitão Alberto Mendes Júnior nº 238, nesta cidade de Araçatuba/SP, respectivamente, no dia 29, às 10h, e dia 31, às 07h30min, sendo aberto ao público.
Na oportunidade das palestras e treinamentos, 132 policiais militares, dos Batalhões de Ações Especiais de Campinas, Santos, Presidente Prudente, São José do Rio Preto e de nossa Cidade, do Departamento de Operações de Fronteira do Estado do Mato Grosso do Sul, das Forças Táticas de Andradina e Araçatuba.
Também participarão policiais do 2º Batalhão de Polícia Ambiental de Birigui e do 20º Grupamento de Bombeiros também de Araçatuba, e mais 4 militares do 37º Batalhão de Infantaria Mecanizado de Lins, passarão por palestras e treinamentos específicos a fim de aperfeiçoar conhecimentos técnicos e táticos para enfrentamento ao Crime Organizado.
Durante a capacitação, os militares receberão Treinamento Tático com Embarcações, Treinamento de Atendimento Pré-Hospitalar Tático e Treinamento de Conduta de Patrulha em Local de Alto Risco com Emprego de Atirador Designado, eles acontecerão, nos dias 27 e 28, no Rancho “Canto do Sabiá”, no município de Santo António do Aracanguá, e no Clube Boatto Tiro e Caça, no município de Birigui.
No dia 26, no auditório da UniToledo, os militares assistirão às palestras sobre os temas “Policiamento Ostensivo de Fronteira e o Impacto das Ações de Organizações Criminosas”, ministrada pelo Coronel PM Wagner Ferreira da Silva, Diretor do Departamento de Operações de Fronteira (DOF/MS), e “O Ministério Público e o Enfrentamento à Organização Criminosa PCC – Perspectivas Atuais”, ministrada pelo Dr. Lincoln Gakya, Promotor de Justiça do Grupo de Atuação Especial para Combate ao Crime Organizado (GAECO/SP).
O Baep
A instalação do 12º Baep foi muito importante para a região, porque o Batalhão atua em toda a região administrativa de Araçatuba para fazer frente às práticas delitivas complexas, especialmente as de maior repercussão. O Canil, que era ligado a Força Tática, foi incorporado ao novo batalhão.
O patrulhamento tático é realizado com viaturas de grande porte, compostas cada uma com, no mínimo, quatro integrantes devidamente capacitados e treinados sob o comando de oficial, subtenente ou sargento.
As equipes estão aparelhadas com armamentos e equipamentos diferenciados, específicos para atuação em atividades críticas de polícia ostensiva, incluindo ações de controle de multidões, ações antiterrorismo, ações de policiamento com cães, ações de reintegração de posse de grande envergadura, operações especiais realizadas em conjunto ou em apoio às autoridades do Poder Judiciário ou Ministério Público, escoltas armadas de alta periculosidade, apoios às medidas de segurança por ocasião de visitas de Chefes de Estado, controle de rebeliões em estabelecimentos prisionais e combate a delitos perpetrados por organizações criminosas.
Leia mais:
Com cão farejador Baep encontra drogas e prende homem no Iporã