Diante do aumento de casos de Covid-19 e de internações, o município de Pereira Barreto publicou um decreto que torna obrigatório o uso de máscaras em ambientes fechados. A medida passou a valer nessa segunda-feira (6).
O documento, publicado no Diário Oficial Eletrônico do município, ainda sugere a utilização de máscara em qualquer ambiente para as pessoas do grupo de risco para a Covid (idosos, portadores de doenças crônicas, imunodepressão e imunossupressão, gestantes, obesidades, dentre outros).
Conforme o município, a medida preventiva foi tomada pelo Comitê Administrativo Extraordinário da Covid-19, na tentativa de conter o avanço da doença. Em maio, a cidade registrou uma alta de 120% de internações para o tratamento da infecção pelo novo coronavírus. Atualmente, a cidade registra 135 casos ativos de Covid-19.
Além disso, houve aumento nos casos de síndrome respiratória em crianças, provocando aumento na procura ao sistema público de saúde – 90% destes atendimentos são de casos gripais. Por causa disso, o município está realizando higienização nas escolas públicas e privadas.
O decreto torna obrigatória, ainda, a disponibilização de álcool em gel 70% na entrada de todos os estabelecimentos e espaços em geral, e recomenda que os espaços públicos e privados de acesso público faça a aferição da temperatura dos clientes, usuários e frequentadores; mantenha o distanciamento mínimo de um metro entre as pessoas e disponibilize cartazes com medidas educativas sobre a Covid-19.
O uso de máscaras permanece obrigatório nos estabelecimentos de saúde, como hospitais, UBSs e congêneres, e também no transporte coletivo de passageiros e respectivos locais de acesso, embarque e desembarque.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância de manter em dia a vacinação contra Covid-19 tomando todas as doses da vacina.