Inicia-se neste 1º de junho (quarta-feira) de 2022, no Brasil, por força do Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981 as comemorações relativas à Semana Nacional do Meio Ambiente, que culminará no dia 5 com a celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, sendo esta data a de maior repercussão internacional, uma vez que é patrocinada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o que tem mobilizado milhões de pessoas em todo o planeta.
Foi no ano de 1972, por ocasião da Conferência de Estocolmo, que a Assembleia Geral das Nações Unidas, estabeleceu o Dia Mundial do Meio Ambiente, cuja conferência tratou sobre o Ambiente Humano. Neste ano de 2022 a Suécia será a anfitriã e o tema “Uma Só Terra” enfocará a “vida sustentável em harmonia com a natureza”.
O objetivo principal desta comemoração está em despertar nas pessoas uma consciência sobre os problemas da degradação do meio ambiente e a importância da preservação e uso racional dos recursos naturais, os quais são indispensáveis para a sobrevivência e desenvolvimento da sociedade.
A relação de sustentabilidade entre o homem e a natureza viabilizará um meio ambiente seguro e equilibrado para as gerações futuras. Nosso Brasil, foi abençoado com a maior biodiversidade do mundo, pois mantém 20% de todas as espécies existentes no planeta, 60% da Floresta Amazônica e 12% das reservas de água doce do mundo. Com toda esta riqueza, sua preservação representa segurança ambiental para o mundo.
Leia Também:
‘Gratidão, Qualidade de Vida e Saúde!!’, por Coronel Motooka
‘Burnout, Qualidade de Vida e Saúde’, por Coronel Motooka
Todo cidadão, pode adotar atitudes simples para cuidar do meio ambiente, tais como, recolhendo materiais recicláveis, descartando os resíduos sólidos domésticos adequadamente, economizando energia, reduzindo o consumo de plástico e papel, economizando água e protegendo os cursos de água, preservando e plantando árvores, dentre várias outras.
Os empresários, fabricantes e agricultores devem buscar a redução da emissão de gases que causam efeito estufa que eleva o aquecimento global, conforme o Brasil assumiu compromisso na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP26) ocorrida na Escócia (2021), cuja gênese por um pacto ambiental mundial ocorreu há quase 30 anos, por ocasião da Eco-92, no Rio de Janeiro.
Na esfera do poder público, tive a oportunidade, no comando da Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo de promover operações temáticas de grande envergadura mobilizando por terra, rios, mar e ar centenas de policiais ambientais, na capital, litoral e interior, com objetivo de educar, preservar e reprimir delitos e infrações ambientais, sendo as de maior destaque: Dia Mundial da Água, Dia Mundial e Semana do Meio Ambiente, Dia de Proteção às Florestas, Dia da Árvore, Dia da Natureza e Dia Mundial dos Animais, Operação Piracema, Operação Corta Fogo e Operação de Defesa das Águas.
Importa destacar que as operações consolidam um planejamento estratégico anual e robustece a gestão e cultura institucional dessa polícia especializada, somando-se às intervenções cotidianas, em todo o estado, por meio de atendimentos pontuais e específicos, voltados a evitar e coibir ações humanas degradadoras e restabelecer a segurança e o equilíbrio do meio ambiente. A vida humana na terra dependerá dos cuidados a ela dispensados, e a Saúde e Qualidade de Vida também. Viva o Meio Ambiente.
*Coronel PM PAULO AUGUSTO LEITE MOTOOKA Mestre e Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública Bacharel em Psicologia, Direito e Especialista em Direito Ambiental