Subiu para 19 o número de pacientes internados por Covid em Araçatuba, segundo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde. No início da semana, haviam 10 pessoas hospitalizadas na cidade. Nas últimas 24 horas, o município confirmou mais 144 casos da doença, totalizando 50.455 pacientes infectados desde o início da pandemia. Destes, 47.631 estão recuperados.
Dos 19 pacientes internados, 13 estão em leitos de isolamento e 4 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva), dos quais um está em ventilação mecânica.
A Santa Casa está com 12 doentes, sendo 9 em isolamento e 3 em UTI. Já o Hospital Unimed tem 7 pacientes nas alas destinadas ao tratamento da Covid. Destes, 4 estão em leitos de enfermaria e 3 em UTI – um deles está em ventilação mecânica.
Não houve o registro de mortes nos últimos três dias. Os óbitos mais recentes ocorreram no domingo (29) e na segunda-feira (30). As vítimas são, respectivamente, um homem de 88 anos, que não estava com o esquema vacinal completo e tinha comorbidades, e uma mulher de 33 anos, que havia tomado todos as vacinas e não tinha comorbidades, segundo a Vigilância Epidemiológica. Desde o início da pandemia, 927 pessoas perderam a vida em Araçatuba, após a infecção pelo novo coronavírus.
Em meio ao aumento de casos da doença, o município publicou um decreto recomendando a volta do uso das máscaras em ambientes fechados, assim como a higienização das mãos, o uso de álcool em gel e o alerta para~que a população evite aglomerações.
Por se tratar de uma recomendação não haverá punição para quem não acatar o que diz o decreto. No entanto, o uso das máscaras de proteção permanece obrigatório nos serviços de saúde e no transporte público.