Não é incomum que uma pessoa, mesmo sem um motivo aparente, sinta-se desanimada, indisposta, sem energia, mal-humorada, chateada, irritada, sem apetite, com insônia dentre outros sintomas. Quando isto estiver acontecendo e não encontrar resposta no EU Psicológico, muito provável que seja o EU Biológico quem esteja causando toda essa descompensação no organismo.
Em nosso corpo várias substâncias químicas circulam pela corrente sanguínea, tais como os hormônios e os neurotransmissores. Sabe-se que cada um tem uma função específica de controlar ou regular o funcionamento dos órgãos e manter o corpo em equilíbrio. Quando há elevação ou redução dos níveis, normalmente ocorrem alterações fisiológicas, emocionais e comportamentais.
Leia Mais ‘Gratidão, Qualidade de Vida e Saúde!!’, por Coronel Motooka
A serotonina é um exemplo de neurotransmissor fabricado pelo Eu Biológico e com atuação no cérebro e aparelho digestivo, o qual influencia no sistema imunológico, no crescimento, em várias partes do organismo e tem a função principal de cuidar da sensação de bem-estar e prazer. Não se pode confundir com a dopamina. A boa notícia é saber que as pessoas podem estimular sua produção natural a partir de um estilo de vida saudável, que resumidamente significa manter bons hábitos alimentares, fazer atividade física com constância, tomar banho de sol, dormir bem e priorizar o lazer (ler, viajar, brincar, ouvir música, cantar, dançar, pintar, fotografar, pescar, ir ao cinema, etc).
Pensando na formatação de um dia saudável pode-se chega a seguinte proposta: Pela manhã, aproveitar o sol (até 10h00) para uma atividade física aeróbica (caminhar, dançar, correr, nadar, pedalar), que faça transpirar e ativar os sistemas cardiorrespiratório e vascular, desse modo, além de aumentar a produção de serotonina, também estimula a produção de vitamina D.
Leia Mais “Leitura, Qualidade de Vida e Saúde”, por coronel Motooka
Por ocasião das refeições fazer a ingestão de alimentos ricos desse neurotransmissor priorizando frango, ovo, pescada, batata, beterraba, feijão, couve-flor, etc e banana de sobremesa. O chocolate é o alimento mais conhecido como produtor desse ‘hormônio da felicidade e do prazer’, que quanto mais amargo mais saudável. No período da tarde uma atividade relaxante como meditação, ioga ou massagens, pois estas atividades regulam os sinais nervosos, facilitam a ação dos neurotransmissores e ajudam a regular os níveis de cortisol, que possui ação contrária à serotonina. À noite, após a refeição, nada de rede social viciante ou jornalismo recheado de tragédias. Atividades de passatempo pode ser uma opção.
Tornar esse modelo de dia em um hábito, certamente favorecerá mais sensação de bem-estar e prazer, especialmente por diminuir os sintomas de ansiedade e estresse, além de controlar as alterações de humor, ajustar o ciclo do sono, regular o apetite e preservar a saúde mental. Por outro lado, e com a deficiência de serotonina o organismo responderá com mau humor, insônia, perda de memória, agressividade, ansiedade, depressão, etc. Em tempos de tragédias, lutos, inseguranças e medos, manter o corpo e a mente acalmados, é uma boa opção para preservar uma boa Qualidade de Vida e a Saúde.
Coronel PM PAULO AUGUSTO LEITE MOTOOKA é
-Comandante do Policiamento do Interior – Dez
-Mestre e Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública
-Bacharel em Psicologia, Direito e Especialista em Direito Ambiental
-Colunista do RP10