Quase três anos após o Governo do Estado de São Paulo anunciar a implantação de um AME (Ambulatório Médico de Especialidades) Cirúrgico em Araçatuba, o serviço de saúde ainda não saiu do papel e não há, por enquanto, previsão do início das obras, que foi prejudicado devido à pandemia de Covid-19.
Em setembro de 2019, a Câmara Municipal de Araçatuba aprovou a doação, para o Governo do Estado, de um terreno de 2.243 m², localizado na esquina das ruas José Bonifácio e Amazonas, na Vila Mendonça, para a instalação da unidade.
A área fica ao lado do AME Mais, existente na cidade desde 2010, que, no entanto, não realiza procedimentos cirúrgicos. “A Secretaria de Estado da Saúde prepara detalhes técnicos para a obra, cujo início será informado no momento oportuno”, afirmou a pasta, ao ser questionada pela reportagem do RP10 sobre a implantação do AME Cirúrgico.
450 cirurgias e 3,2 mil consultas por mês
Ao anunciar o AME Cirúrgico para Araçatuba, em agosto de 2019, o Governo do Estado informou que a expectativa era de que o serviço atendesse todos os municípios da região, com a oferta de cerca de 150 cirurgias de baixa complexidade e 300 de média, totalizando 450 cirurgias ao mês, além de 3,2 mil consultas mensais.
Entre as especialidades oferecidas estão oftalmologia, ginecologia, mastologia, anestesiologia, cardiologia, cirurgia geral e vascular, coloproctologia, gastroenterologia, neurologia, otorrinolaringologia, pneumologia e urologia.
Disputa entre Araçatuba e Penápolis
O AME Cirúrgico foi alvo de uma disputa entre Araçatuba e Penápolis. Em 2018, o então governador Márcio França (PSB) anunciou que Penápolis receberia a unidade. Na ocasião, a Prefeitura chegou a alugar um prédio e o Estado contratou uma OSS (Organização Social de Saúde) para gerenciar o serviço.
No ano seguinte, ao assumir o Governo de São Paulo, João Doria (PSDB) revogou a autorização da instalação em Penápolis, rompeu o convênio com a OSS e o município teve de devolver o prédio. Meses depois, Doria anunciou que o equipamento de saúde seria instalado em Araçatuba, por ser sede de região.