Policiais militares salvaram uma criança de um ano de idade que estava engasgada com um pedaço de salgadinho, na noite dessa quinta-feira (9). O caso aconteceu em um posto de combustíveis, em Birigui (veja o vídeo abaixo).
O subtenente André, cabo Lima, soldado Lourençato e cabo Freitas estavam fazendo patrulhamento no posto, localizado na avenida Isaura Macarini, quando a mãe chegou desesperada com a criança já desfalecida no colo.
Imediatamente, os policiais fizeram a manobra de Heimlich, técnica de primeiros-socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar. A criança teve as vias respiratórias desobstruídas, mas continuou desfalecida.
Os policiais seguiram com a criança até o pronto-socorro municipal Dr. Alceu Lot, onde recebeu procedimentos médicos e foi estabilizada. Durante o trajeto até o PS, uma das viaturas conduzia os pais e a menina, enquanto outra fazia a abertura das vias com sinais sonoros e luminosos, para que chegassem mais rápido à unidade de saúde.
O médico do pronto-socorro, Gerson Cézar Bassani, disse que o primeiro atendimento dado pelos policiais foi primordial para salvar a vida da criança, que permaneceu em observação na unidade e depois foi liberada. Ela já está em casa e passa bem.