O bom líder é aquele capaz de criar conexões emocionais e cuidar dos seus liderados. A boa e eficaz liderança não é aquela estereotipada de socos e punhos cerrados que vemos nas telas de cinema, ou aquela de antigos coronéis de senzalas, a verdadeira liderança é sobre construir uma conexão emocional com as pessoas e realmente cuidar delas.
Quando as coisas vão bem é fácil liderar. O papel é muito mais exigente quando os tempos são difíceis, nessas ocasiões, os líderes podem recorrer aos laços pessoais construído com seus liderados, ai poderá garantir cooperação, perseverança e lealdade.
Não é qualquer um que consegue entender isto, mas o bom gestor, inclusive o Público, cuida de sua equipe, cuida da sociedade, e isto é indispensável porque, além de motivar, cria vínculos.
Não podem esconder suas dificuldades, quando elas vem, não podem enfrentar querendo transferir aos seus liderados, com dureza na relação, e as vezes até com agressões, isto só leva a descrença aos seus liderados.
O bom líder deve compartilhar as emoções, inclusive, as mais profundas, com seus liderados. O líder deve ser forte o suficiente para saber quando está fraco e, também corajoso o suficiente para enfrentar quando estiver com medo.
Liderar com sucesso, não basta ser confiável e tomar boas decisões analíticas, você também precisa ser bom em estabelecer uma conexão emocional com as pessoas. Demonstrando a imperfeição, cria vínculos, e acabam levando as pessoas a se aproximar, esta é a base para uma liderança eficaz.
Três questões importantes para trabalhar a transparência do líder para com seus subordinados:
- Reconhecendo emoções:
Liderança eficaz exige uma interação emocional e reconhecer emoções em si mesmo e nos outros e, depois, usá-las, pode aumentar sua autenticidade e capacidade de acessar o outro. É preciso que você mostre uma gama completa de emoções, transpareça sua raiva, tristeza, alegria ou felicidade, na situação certa. Depois, é necessário focar nas pessoas com as quais está interagindo para perceber como elas se sentem e, em seguida, responder adequadamente. - Voltando-se para o conflito:
Expressar suas emoções e responder às emoções dos outros inevitavelmente levará a um confronto ocasional, ao se voltar para o conflito, você estará ensinando à sua equipe que não precisa temer o confronto e que o conflito não destrói os relacionamentos. Pelo contrário, pode torná-los mais fortes. - Demonstrando honestidade:
Este é mais importante, pois a confiança se baseia na honestidade, e isto está fora de moda hoje em dia, compartilhar falhas e fraquezas é difícil de fazer. Nos convencer de que uma fraqueza é realmente uma força, é complicado, o truque é manter uma perspectiva positiva e ao mesmo tempo ser honesto, consigo e com os outros.
Comece compartilhando honestamente suas imperfeições.
*JOSUÉ CARDOSO DE LIMA é Contador, Professor Universitário, Servidor Público Municipal.
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