Uma vendedora de 24 anos sofreu um corte no pescoço e precisou ser levada ao pronto-socorro municipal na tarde deste domingo em Araçatuba. Ela foi atingida pela linha com cerol quando passava de moto ao lado do antigo aeroporto entre os bairros Concórdia e Hilda Mandarino, na zona leste de Araçatuba, onde era realizado um encontro de pipas.
A sogra da vendedora, a cabeleireira Edna Fátima da Silva, contou que seu filho e a namorada seguiam de moto na rua Manoel Carvalho Santana, entre um supermercado e o campo que foi utilizado para um encontro de pipas. Ao passa pelo local, o filho dela percebeu a linha na frente da moto e bateu a mão. A linha acabou atingindo o pescoço da passageiro, que estava na garupa da moto.
“Meu filho tirou a camiseta e enrolou no pescoço dela. Estava sangrando muito. Ele foi direto para o pronto-socorro”, contou Edna. A vendedora levou vários pontos no pescoço e segundo ela, por pouco o ferimento não teve consequências mais graves.
Perigo dos encontros de pipas
O encontro de pipas é realizado de forma clandestina, sem alvará da Prefeitura. É organizado por meio de grupos de redes sociais e aplicativos de conversas. A proposta de levar crianças e famílias para uma tarde de diversão é uma forma de maquiar as batalhas de pipas com cerol comum e até cerol chileno, mistura de vidro com pó de quartzo com poder de corte quatro vezes maior do que o cerol comum, o qual é feito apenas a base de pó de vidro e cola.
Nesses encontros alguns pipeiros levam para comercialização pipas e linhas importadas com cerol, industrializadas. Neste domingo, o encontro realizado na área do antigo aeroporto reuniu cerca de 250 pessoas, inclusive praticantes que vem de outras regiões para fazer as tradicionais guerrinhas de pipas. Edna disse que fez um boletim de ocorrência por meio da Polícia Militar.
Como denunciar
A prefeitura de Araçatuba informou por meio de nota que não tinha conhecimento de que esse encontro seria realizado. Informou ainda que as denúncias podem ser feitas pelo telefone 3636-1240 ou 153, da Guarda Municipal. Conforme a nota da assessoria de imprensa da Prefeitura, a Guarda Municipal mantém constantemente fiscalização para esse tipo de demanda e tem feito muita apreensão de pipas nos últimos meses.
Leia mais:
Menino de 14 anos morre ao cair enquanto soltava pipa
Menino de 4 anos morre após ser atingido por linha com cerol em SP