IO inverno começa às 6h14 desta terça-feira (21) no Brasil, com previsão de ondas de frio na virada entre os meses de junho e julho, no Centro-Sul do País. Em Araçatuba, a menor temperatura deverá ser registrada no dia 30 de junho, quando os termômetros devem marcar os 4 graus. As informações são da Climatempo. A estação se estende até às 22h04 do dia 22 de setembro, pelo horário de Brasília.
Nos próximos dias, os termômetros devem marcar entre 14 e os 30 graus, em Araçatuba. Na próxima segunda-feira (27), no entanto, as temperaturas caem, com mínima de 11 e máxima de 31 graus.
O dia mais frio, segundo o Climatempo, será a quinta-feira, dia 30 de junho, quando deverá fazer 4 graus na cidade. As baixas temperaturas se repetem na sexta (1º), com 5 graus, e no sábado (2), com 9 graus. A cidade registrou a menor temperatura no dia 18 de maio, quando fez 5 graus, mas a sensação térmica era de 2 graus.
O inverno será marcado pelo fenômeno La Niña, caracterizado pela situação de temperatura abaixo do normal na porção central e leste do oceano Pacífico Equatorial, ao largo da costa do Peru e do Equador.
Segundo o Climatempo, isso deve aumentar a frequência da passagem das frentes frias pelo Centro-Sul do Brasil, mas a maioria das frentes frias são oceânicas e poucas conseguem ter influência relevante no interior do País.
Julho terá duas ondas de frio, segundo a previsão do tempo
Ao longo do inverno de 2022, muitas frentes frias vão avançar pela costa do Sul e Sudeste do Brasil. Algumas poderão alcançar até mesmo o litoral leste do Nordeste. Mas apenas algumas destas frentes frias trarão massas de ar frio de origem polar, fortes e duradouras, que serão caracterizadas como ondas de frio.
Outras duas ondas de frio devem avançar sobre o país ao longo do mês de julho: a primeira ainda dentro da primeira quinzena de julho e a segunda no final do mês.