Araçatuba confirmou, nesta sexta-feira (3), mais duas mortes por Covid-19. O município também notificou mais 245 casos positivos da doença. Desde o início da pandemia, 929 pessoas morreram após contrair o novo coronavírus e 50.700 pessoas se infectaram, das quais 48.126 se recuperaram.
As mais recentes vítimas da pandemia são duas mulheres, de 97 e 77 anos de idade, que estavam hospitalizadas. A primeira não estava com o esquema vacinal completo, tinha comorbidades e faleceu no dia 27 de maio. A segunda havia tomado todas as vacinas, não tinha outras doenças e morreu ontem (2).
Com estas, o município registrou, nesta semana, quatro mortes por Covid. As duas últimas haviam sido informadas no boletim epidemiológico de segunda-feira – as vítimas foram um homem de 88 anos e uma mulher de 33.
Nos hospitais da cidade, há 15 moradores de Araçatuba internados para o tratamento da doença, sendo 10 em leitos de isolamento e 5 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva), dos quais 1 está em ventilação mecânica.
A Santa Casa está com 10 doentes, dos quais 7 estão em leitos clínicos e 3 em UTI. Já o Hospital Unimed tem 5 pacientes, sendo 3 em isolamento e 2 em UTI (1 em ventilação mecânica).
Em decorrência do aumento dos casos de Covid, a Secretaria Municipal de Saúde recomenda que as pessoas voltem a utilizar máscaras em locais fechados e mantenham os cuidados de higienização das mãos com água e sabão, uso do álcool em gel, distanciamento social e evitar aglomerações.
O uso de máscaras permanece obrigatório em serviços de saúde, como hospitais, clínicas médicas, laboratórios e Unidades Básicas de Saúde, e também no transporte público, nos locais de embarque e desembarque e no interior dos veículos.