O Brasil confirmou o primeiro caso de varíola dos macacos nesta quarta-feira (8), segundo o portal G1. O paciente, um homem de 41 anos, é da cidade de São Paulo e viajou à Espanha, recentemente. A Secretaria Municipal de Saúde, porém, afirma que ainda trata-se de uma suspeita. O Ministério da Saúde não se manifestou sobre o caso.
O homem, ainda segundo o G1, está em isolamento no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, na capital paulista. Seu estado de saúde não foi informado.
A Prefeitura de São Paulo também monitora o estado de saúde de uma mulher de 26 anos que está hospitalizada com suspeita de ter contraído varíola dos macacos. A paciente passa bem, segundo o prefeito Ricardo Nunes (MDB). Familiares e pessoas que residem próximo à mulher também são acompanhados.
Em nota divulgada nesta quarta (8), o Ministério da Saúde informou que oito casos estão em investigação em todo o país. Segundo a pasta, os estados do Ceará, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e São Paulo. têm um caso suspeito cada um, e há ainda dois casos em monitoramento em Rondônia e outros dois em Santa Catarina.