A estudante araçatubense Manoela Noaro, 19 anos, ficou em segundo lugar no concurso de beleza Miss Mundo Itália, realizado no dia 18 de junho, em Gallipoli, no Sul do País.
Ela participou de várias etapas e se destacou em todas elas até chegar à final e conquistar o vice-campeonato na competição, que contou com a participação de 120 garotas.
“Tudo começou como uma brincadeira. Ao ver o concurso no Instagram, decidi me inscrever, e nem imaginava chegar tão longe, por ser ítalo-brasileira e não representar a típica beleza italiana”, afirma Manoela, que é mulata e já fazia trabalhos de fotografia para um estilista e uma comerciante de moda, na Itália.
A estudante, que está finalizando o Ensino Médio, pretende ser dentista, mas não descarta conciliar a carreira no mundo da moda. Tanto que já foi convidada para participar da Semana da Moda de Milão, em setembro.
Manoela nasceu em Pinerolo, região de Piemonte, Turin. Sua mãe, Silvana Nunes dos Santos, no entanto, é de Araçatuba, onde lecionou no Colégio das Irmãs. Em 1993, ao se casar com um italiano, foi para aquele país, onde reside até hoje, no município de Pinerolo, e leciona religião na rede estadual de ensino.
A relação da estudante com Araçatuba é tão forte que ela fez sua festa de 15 anos na cidade. E, na final do Miss Mundo Itália, usou um vestido de gala de uma loja araçatubense.
Para ela, ainda que não tenha vencido o concurso, sua participação foi importante porque ganhou visibilidade e conheceu novas pessoas. “Foi uma surpresa, não esperava chegar tão longe”, disse.