O pré-candidato ao governo do Estado de São Paulo pelo PT, Fernando Haddad, e o pré-candidato à vice-presidência da República Geraldo Alckmin (PSB) estiveram pela primeira vez em um evento público, em Andradina.
Os dois políticos participaram da inauguração de uma cooperativa de laticínios do MST, evento que contou com churrasco e apresentação de uma banda de forró.
Haddad e Alckmin, que deverá ser o vice de Lula (PT) nas eleições presidenciais deste ano, trocaram elogios e comentários positivos, apesar do impasse sobre a candidatura ao governo de São Paulo.
Enquanto Haddad é o pré-candidato do PT, o PSB, partido de Alckmin, tem Márcio França como pré-candidato. Os petistas, no entanto, tentam um acordo para fazer com que França desista de concorrer.
Mesmo ainda em meio ao impasse, Haddad exaltou a simbologia da presente de Alckmin no evento. “Temos que saudar, entusiasticamente, essa grande aliança que está sendo montada para levar o presidente Lula e o governador Alckmin ao Palácio do Planalto. Essa é a fórmula que nós temos para derrotar esse governo autoritário. Governador, parabéns por tudo que o senhor tem feito pelo Brasil”, agradeceu Haddad.
Geraldo Alckmin fez questão de lembrar o quanto a Educação brasileira avançou quando o petista ocupou o MEC. “Fernando Haddad foi o grande ministro da Educação. O homem que fez o Enem, o Fundeb, a Educação Básica, Prouni, Fies, todos os avanços da Educação”, destacou. “É uma alegria vir a Andradina no dia de São João, o santo da esperança, das boas-novas”, afirmou.
“Laticínio
A inauguração da agroindústria de laticínios da Cooperativa de Produção Agropecuária dos Assentados e Pequenos Produtores da Região Noroeste do Estado de São Paulo (Coapar) contou com a presença das famílias assentadas e acampadas cooperadas.
Parlamentares, representantes de organizações sindicais e financiadores da iniciativa, que teve parte do fomento oriundo do Financiamento Programa de Financiamento Popular da Agricultura Familiar para Produção de Alimentos Saudáveis (Finapop), também prestigiaram o evento.
Fundada há 25 anos, a Coapar iniciou suas atividades envolvendo dois assentamentos da região, Timboré e Rio Paraná. Com a expansão da cadeia produtiva ao longo de mais de duas décadas, atualmente o beneficiamento dos laticínios abrange a produção de 24 assentamentos distribuídos em 12 municípios do estado.
O novo laticínio irá produzir 15 tipos diferentes de produtos lácteos,leite em saquinho, manteigas com e sem sal, iogurtes e queijos, beneficiando inicialmente 10 mil litros de leite por dia, mas com capacidade e projeção para expandir a produção diária para 25 mil litros.