A partir do dia 1º de junho, próxima quarta-feira, a TUA (Transportes Urbanos Araçatuba) irá retormar o transporte de passageiros em horários noturnos, estendidos até as 23h20, assim como os deslocamentos aos sábados, até as 13h20. De outro lado, os ônibus irão continuar sem circular aos domingos e feriados.
Os novos horários foram estipulados após a Prefeitura sancionar a lei que prevê quase R$ 1 milhão de subsídios à concessionária de transporte público de Araçatuba. O valor deverá ser pago em seis parcelas de aproximadamente R$ 164 mil cada.
De segunda a sexta-feira, serão 18 horários de ônibus nos bairros, com circulação a partir das 5h50 até as 22h50. No terminal urbano, serão igualmente 18 horários, das 6h20 até as 23h20, último horário indo para o bairro).
Sábados
Aos sábados, estão previstos apenas oito horários, com circulação a partir das 5h50 até as 12h50, o que desagrada colaboradores do comércio e de outros setores que trabalham até mais tarde neste dia.
“Muitas vezes precisamos pegar carona ou mesmo um Uber para ir para casa, se não quisermos voltar a pé depois de um dia inteiro de trabalho”, disse uma comerciária que pediu para não se identificar.
A empresa informou também, em comunicado em seu site, que o transporte aos domingos e feriados permanece suspenso.
O presidente da Comissão Especial de Transporte da Câmara de Araçatuba, vereador Wesley da Dialogue (Podemos) disse que iirá solicitar à empresa e à Prefeitura o retorno dos ônibus aos domingos e feriados. “É preciso retomar o transporte nestes dias”, disse.
Outro lado
A direção da TUA informou que o atendimento no período noturno, de segunda a sexta-feira, foi tratado como prioridade “no atual momento”. Quanto aos sábados, após às 14h, além dos domingos e feriados, no momento ainda não há previsão de retorno.
(Atualizada às 16h54, para inserir o retorno da empresa.