Uma solenidade com a presença de autoridades militares e representantes da sociedade civil marcou o uso do uniforme e o juramento de ingresso dos alunos do Colégio Cívico Militar de Araçatuba (SP). A cerimônia, que contou com a presença da banda da Polícia Militar do CPÌ-10, ocorreu nessa sexta-feira (6) na frente do colégio no cruzamento das Ruas Tiradentes e Amazonas, bairro Vila Mendonça.
Ao som do Hino Nacional, alunos hastearam a bandeira do Brasil e participaram do juramento de ingresso à instituição, a única de Araçatuba nos moldes cívico militar. A unidade atente tanto os filhos de policiais, como também a comunidade.
O programa de ensino é realizado em período integral e os alunos usam uniforme estilizado. O Colégio Cívico Militar foi implantado no Estado de São Paulo no ano de 2022, com a inauguração de duas escolas, uma em José do Rio Preto e outra em Araçatuba.
De acordo com o diretor do colégio, o professor/ doutor Marco Antônio Rodrigues Fernandes, são escolas particulares que adotam um projeto pedagógico que contempla toda a estrutura curricular da BNCC (Base Nacional Curricular Comum), acrescentando disciplinas e atividades aos alunos que proporcionam o aperfeiçoamento disciplinar e acadêmico.
“Os estudantes são preparados para o desenvolvimento das suas habilidades com concentração e foco nos conceitos de cidadania, respeito à família e aos símbolos nacionais, honra, auto estima e mérito”, observa o diretor.
Na cerimônia dessa sexta-feira, estiveram presentes o coronel PM da reserva Ernesto Puglia Neto, autor do regimento do Projeto EFM – Colégio Cívico Militar; coronel PM Paulo Augusto Leite Motooka, comandante do CPI-10 (Comando de Policiamento do Interior), com sede em Araçatuba; Major PM Marcelo Fernando Marques, da Polícia Militar Ambiental, coronel PM da reserva Manoel Alves Guimarães, atual vereador em Araçatuba; médico Filipe Fornari, da Polícia Científica de Araçatuba; Major PM da reserva Éderson Merighi Pinha, comandante do Colégio Cívico Militar de São José do Rio Preto; Major PM da reserva Marcelo Luis Barbosa, comandante do Colégio Cívico Militar de Araçatuba, tenente PM da reserva Murilo César Miranda Nascimento, monitor Cívico Militar; sargento Conceição Aparecida Gomes Polizelli, monitora Cívico Militar do CCA de Araçatuba, além de pais de alunos e convidados da sociedade civil.
Serviço
Colégio Cívico de Araçatuba
Rua Tiradentes, 1398 – Vila Mendonça
Telefone: (18) 3624-4744
Site: colegiocivicoaracatuba.com.br
Página: Facebook
Veja vídeo da solenidade: