A média móvel de casos de Covid-19 aumentou 400% em Araçatuba, passando dos 20 pacientes infectados por dia, em abril, para 100 doentes diários com a infecção pelo novo coronavírus. Somente nesta quinta-feira (26), o município confirmou 259 casos da doença.
O aumento de casos foi verificado na segunda semana do mês – entre os dias 2 e 6 de maio, a cidade registrou 100 casos da doença, enquanto que na semana seguinte, de 9 a 13 de maio, foram notificados 265 casos, um aumento de 165%. Já entre os dias 16 e 20 deste mês, o município teve 495 novos casos.
De segunda-feira (23) até hoje (26), já são 677 pacientes infectados – na segunda-feira, o boletim epidemiológico apontava 218 casos da doença; na terça (24), mais 135; na quarta (25), 65; e, hoje (26), outros 259 casos.
Uso de máscara
Em meio ao aumento de casos, a Prefeitura de Araçatuba publicou um decreto recomendando que os moradores voltem a utilizar as máscaras em ambientes fechados, como forma de conter “o aumento progressivo da transmissão do novo coronavírus, responsável pela Covid-19″.
“Recomenda-se, em especial, o uso de máscara de proteção facial descartável nos ambientes escolares públicos ou privados”, diz o texto, que ainda reforça a necessidade de uso de álcool em gel e de se manter o distanciamento necessário.
De acordo com o decreto, a medida foi necessária ainda porque as alterações climáticas, com baixa temperatura e diminuição da umidade relativa do ar, levam “à fragilidade no sistema de defesa das pessoas, facilitando a invasão do organismo especialmente por vírus”.
O decreto recomenda, ainda, o reforço das medidas de higienização das mãos, o uso de álcool a 70%, bem como o reforço das medidas para evitar aglomerações; para evitar os locais fechados; para evitar os locais com pouca circulação de ar e para manter o distanciamento social.
A Prefeitura de Araçatuba informou que não haverá punição para quem não seguir a recomendação, pois a obrigatoriedade do uso de máscara foi suspensa pelo governo do Estado em março deste ano.
A obrigatoriedade destes equipamentos continua valendo apenas nos locais destinados à prestação de serviços de saúde e nos meios de transporte coletivo de passageiros e respectivos locais de acesso, embarque e desembarque.
Casos e mortes
Desde o início da pandemia, Araçatuba registrou 49.641 casos de Covid-19 (47.366 recuperados) e 925 mortes. Neste mês, houve dois óbitos, após mais de 50 dias sem registro de óbitos.
Permanecem internados nos hospitais da cidade seis moradores para o tratamento da doença, sendo três em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e três em isolamento.