Mais uma escola de Araçatuba vive um surto de Covid-19. Desta vez, trata-se da Escola Estadual Arthur Leite Carrijo, localizada no bairro Umuarama, que registrou seis casos da doença entre servidores. Há, também, alunos infectados, mas não foi informado o número. A escola não foi fechada, o que preocupa pais e estudantes, que procuraram a reportagem do RP10 para reclamar sobre o caso.
Segundo a Secretaria de Estado da Educação, a Vigilância Epidemiológica do município está sendo notificada sobre o surto. “Tão logo (a Vigilância Epidemiológica) realize as orientações necessárias neste caso específico, as medidas serão tomadas pela unidade de ensino”, informou a assessoria de imprensa da Secretaria de Educação.
Conforme a diretora da Vigilância, Priscila Cestaro, o órgão não recomenda fechar escolas, mas orienta as medidas de prevenção da doença, como o isolamento e afastamento no período da transmissão. “Cada escola deve seguir o plano de contingência para a Covid”, disse.
Afastados das atividades presenciais
A Secretaria de Estado da Educação informou que tanto os servidores quanto os alunos infectados foram afastados das atividades presenciais. O estudantes afastados seguem com aulas remotas via Centro de Mídias de São Paulo.
As aulas presenciais dos demais estudantes, conforme a Secretaria, seguem os protocolos sanitários, como higienização constante das mãos, higienização e ventilação dos ambientes, uso obrigatório da máscara no transporte escolar, identificação e afastamento dos casos e monitoramento de seus contactantes.
Pais estão preocupados
A reportagem do RP10 foi procurada por pais de alunos após tomarem conhecimento de casos de Covid entre cinco profissionais da escola. A manicure Eliana Pagliari foi uma das que conversaram com a reportagem e disse estar com receio de enviar a filha para a escola. “Minha filha já tem problema respiratório, não quero arriscar”, disse.
Para ela, a escola deveria ser fechada, assim como ocorreu em outras unidades escolares. A Arthur Leite Carrijo é de tempo integral, oferecendo o ensino integral e médio.
Outros surtos
Neste mês, outras duas escolas tiveram surto de Covid. A primeira foi a Emeb José Machado Neto, no São José, que precisou ser fechada para passar por desinfecção. A outra foi a Escola Estadual Vitor Antônio Trindade (Industrial), que irá permanecer fechada até o dia 30 de maio.