O empresário Joca Maluly, 34 anos, de Araçatuba, é pré-candidato a deputado federal pelo Podemos nas eleições de 2022, seguindo o legado do avô Jorge Maluly Netto, de quem é homônimo, e de seu pai, Jorginho Maluly.
Com formação em publicidade, pós-graduação em administração de empresas e mestrado em política, em Londres, onde morou por quatro anos, Joca disse que ponderou muito até tomar a decisão de ser pré-candidato – ele já havia recebido convites para ser candidato a vereador em Araçatuba e Mirandópolis.
“Preciso honrar o nome da minha família. Sempre me interessei por política, é um universo muito importante, entendo a necessidade de conexão entre as pessoas. Trabalhei na rádio e no buffet da família e prezava pelas condições de trabalho da equipe, da necessidade de descanso e de bons salários. Agora, é a minha primeira jornada, de fato, na política. Só esperava o momento certo”, afirmou.
Com o avô, Jorge Maluly Netto, ele conta que aprendeu que nada se conquista sem o trabalho honesto. Do pai, Jorginho Maluly, assimilou a importância do valor à família. O primeiro, foi prefeito de Mirandópolis uma vez e duas vezes de Araçatuba, além de ter exercido três mandatos de deputado estadual e seis de federal. Já o pai foi vereador e duas vezes prefeito de Mirandópolis e exerceu um mandato de deputado federal.
Vácuo Regional
O jovem político entende que há um vácuo regional, pois não há um representante da região no Congresso. “Meu avô e meu pai eram uma voz no Congresso. Isso é importante para o protagonismo da região, por isso, apesar de não termos o voto distrital, me coloco como um representante regional”, afirmou.
Ele cita que a região é a segunda mais pobre o Estado e diz que é impossível as prefeituras fazerem grandes obras apenas com recursos próprios. “É preciso puxar a corda e ser aquilo que meu avô era, um político pidão. Uma vez eleito, não importa quem é o prefeito, mas manter um ambiente de discussão e aglutinação”.
Ele acredita que poderá contribuir no Congresso com pautas importantes como as ligadas à economia, com propostas de acesso ao crédito ao pequeno empreendedor e de geração de empregos. Ele lembra que a inflação está alta e que o empresário sofreu muito durante a pandemia, além das dificuldades das pessoas em prover a própria casa.
Receptividade e Dobradinhas
Joca destaca, ainda, que está muito otimista com a receptividade do partido, sobretudo a da presidente nacional do Podemos, deputada federal Renata Abreu. Ele conta que tem participado de reuniões com prefeitos e analisado possíveis dobradinhas com outros deputados. A ideia é dobrar com dois ou três, de bases eleitorais diferentes.
Sobre o grande número de candidatos a deputado na região de Araçatuba, ele disse ser uma realidade de sempre e que enquanto não houver o voto distrital fica difícil para o eleitor identificar de onde o candidato é.
“O cenário mostra que não dá para ser eleito com uma base só em Araçatuba”, afirma, dizendo que aprendeu esta lição com o avô. Para isso, tem resgatado grupos políticos que confiam em seu trabalho e no de sua família, em Araçatuba, Birigui, Mirandópolis, Guaraçaí, Penápolis, e formado bases também em São Paulo, São José do Rio Preto e Presidente Prudente.
Vida Profissional
Joca trabalhou em agências de publicidade durante a faculdade, em São Paulo, e atuou na antiga TVI, afiliada do SBT em Araçatuba, que era de propriedade de seu avô. Depois, passou quatro anos em Londres e, ao voltar, ficou à frente do buffet que leva o nome de sua mãe, Vera Maluly, no período de 2014 a 2020.
Na sequência, assumiu a direção geral da rádio da família, a Rádio Massa FM, de Mirandópolis, cargo que exerce até hoje.