A brusca mudança climática que provocou a queda da temperatura em todo o Brasil, nos últimos dias, causou danos às mudas de árvores nativas da Mata Atlântica cultivadas pela ONG (Organização Não Governamental) Clube da Árvore, de Araçatuba. O município registrou a menor temperatura do ano às 6h desta quarta-feira (18), quando os termômetros marcaram os 5 graus.
Apesar de não ter havido o registro de geada, as mudas da ONG começaram a sentir os impactos da queda na temperatura já no fim de semana, quando houve um ataque de formigas – normalmente, as saúvas conseguem prever condições meteorológicas adversas, por isso, coletam e armazenam a maior quantidade possível de alimentos para o ninho, com o corte e transporte de folhas.
Conforme o presidente do Clube da Árvore, Leo Potje, pelo menos 50 mudas de ipê, jacarandá mimoso, paineira e quarismeira foram danificadas. Hoje, a ONG possui cerca de 400 mudas para doação.
“Além do ataque das formigas, no fim de semana, percebemos que de ontem para hoje a coloração de algumas mudas mudou e elas murcharam, ressacaram, e não foi falta de água, porque intensificamos a irrigação”, afirmou.
A ONG Clube da Árvore atua na educação ambiental e na produção de mudas para distribuição gratuita e plantio. Interessados em obter mudas ou conhecer o trabalho da entidade, deve acessar o Instagram @clubedaarvoreata.