Uma nova onda de frio provocada por uma intensa massa de ar polar deve derrubar as temperaturas de forma acentuada e trazer geada para o Estado de São Paulo, incluindo Araçatuba, e neve para o Sul do Brasil, já na próxima semana. Em Araçatuba, os termômetros devem marcar os 4 graus na quinta-feira, 19 de maio, com o registro de geada ao amanhecer.
Em Araçatuba, o declínio da temperatura deve começar na terça-feira, 17, quando a mínima prevista é de 13 graus e a máxima de 25. No quarta-feira, 18, porém, a queda será acentuada e os termômetros deverão marcar 5 graus nas primeiras horas, não passando dos 18 graus ao longo do dia.
O dia mais frio do ano na cidade deverá ser a quinta-feira, 19, com geada ao amanhecer e mínima de 4 graus às 6h. À tarde, a previsão é de chegar aos 21 graus, voltando a esfriar no início da noite.
O frio continua entre os dias 20 e 25 de maio, com temperaturas mínimas que vão oscilar entre os 5 e os 11 graus e as máximas entre os 22 e 30 graus.
Na capital paulista, a menor temperatura deve ser registrada entre os dias 19 e 20, quinta e sexta-feira. A tendência, até o momento, é de mínimas em torno 7 a 9°C.
Neve
Na capital paulista, a temperatura não fica abaixo de 9°C em um mês de maio desde 2007, quando o termômetro da estação automática do Mirante de Santana (INMET) registrou 8,5°C, no dia 25 de maio, segundo o Climatempo. No interior paulista, temperaturas abaixo ou em torno de 5°C são previstas durante as madrugadas.
No Sul do País, há possibilidade de neve na próxima semana. Já nesta sexta-feira, 13 de maio, há chance de uma queda de temperatura expressiva e que pode provocar geada nas serras gaúcha e catarinense. No fim de semana, uma nova frente fria avança pelo Sul do Brasil e provoca chuva intensa por grande parte da Região.