Uma comitiva composta por enfermeiros e agentes comunitários de saúde e de combate a endemias saiu de Araçatuba, na noite dessa terça-feira (3), para acompanhar a votação, em Brasília (DF), do piso salarial destas categorias.
Com o apoio do Sisema (Sindicato dos Servidores Municipais de Araçatuba), os profissionais da saúde levaram faixas para sensibilizar deputados e senadores. Uma delas tinha os dizeres: “Sem enfermagem não existe saúde. #aprova PL 2564”. Outra faixa, patrocinada pelo Sisema, dizia: “PL 2504/2022 – Piso Salarial da Enfermagem: Valorização e Dignidade.
Nos dois casos, a referência é ao projeto de lei que prevê piso salarial de R$ 4.750,00 para os enfermeiros. A matéria, que está na pauta da sessão da Câmara dos Deputados desta quarta-feira (4), também estabelece a proporcionalidade de 70% para os técnicos de enfermagem e de 50% para os auxiliares de enfermagem e parteiras.
No Senado, está em análise o PL 0922, que garante um piso salarial nacional de dois salários mínimos aos agendes comunitários de saúde e aos de combate a endemias.