Após mais de um mês sem mortes por Covid-19, Araçatuba voltou a registrar dois óbitos pela infecção causada pelo novo coronavírus. As vítimas são dois homens, de 78 e 88 anos, que estavam com o esquema vacinal completo e tinham comorbidades. Com estas, o município contabiliza 925 mortes desde o início da pandemia.
Os dois idosos estavam hospitalizados. O de 88 anos faleceu no sábado (14) e o de 78 morreu nesta segunda-feira (16). Os óbitos ocorrem em meio a um aumento de casos da doença. Nesta segunda-feira (16), foram confirmados mais 85 pacientes infectados, totalizando 48.554 doentes, dos quais 47.266 estão recuperados. Até então, a última morte no município havia sido registrada em 24 de março.
Na semana passada, a cidade registrou um aumento de 165% no número de casos, com um total de 265 pacientes infectados ante os 100 notificados na semana anterior. A alta deve-se à desobrigatoriedade do uso de máscaras, aliada à queda na temperatura, que favorece as doenças respiratórias.
A Secretaria Municipal de Saúde recomenda que a população volte a usar máscaras, principalmente em ambientes fechados e com aglomeração de pessoas.
Permanecem internados cinco moradores de Araçatuba para o tratamento da doença, na Santa Casa de Araçatuba. Destes, três estão em isolamento e duas na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), sendo um em ventilação mecânica.