Em uma entrevista de emprego, diversos fatores são levados em consideração pelos responsáveis pela seleção. Fatores que vão muito além de um currículo bem feito e de sua capacitação profissional. É fundamental que os candidatos tenham consciência sobre o que está sendo comunicado para as pessoas no seu entorno por meio de suas expressões corporais e verbais, além de sua própria imagem.
“Costumo dizer sempre que é importante que as pessoas reconheçam que, antes mesmo de pronunciarmos qualquer palavra, o nosso corpo já está em diálogo com o ambiente. Assim, é preciso ter consciência sobre o que ele está comunicando com as pessoas ao nosso redor, principalmente diante de um contexto de seleção profissional”, explica Heitor Gomes, docente do curso Como Falar em Público, do Senac Araçatuba.
Segundo ele, além da expressividade corporal, a linguagem que expressamos por meio das nossas vestimentas pode gerar interpretações acerca da nossa imagem. E essas interpretações podem não estar alinhadas com nossa personalidade ou com as intenções que queremos transmitir na ocasião.
“É importante ter consciência de qual imagem estamos projetando para as outras pessoas e identificar os pontos de tensão que podem refletir em insegurança, medo e desconforto diante da situação. Soma-se a isso a maneira como enunciamos as palavras ao falarmos. Um corpo inseguro e tenso, desconfortável com a situação, tende a produzir uma voz que também revela esse estado emocional. Geralmente, pessoas nessas situações costumam falar em tons mais baixos, com voz trêmula, o que pode ser identificado pelos recrutadores e resultar em uma desqualificação para a vaga, a depender do perfil profissional que estejam procurando”, afirma.
Diante disso, o docente separou algumas dicas para melhorar a expressão corporal e verbal:
Expressão corporal
- Observe a postura, considerando seu corpo como um sistema integrado: membros inferiores, tronco, cabeça e membros superiores;
- Estabeleça uma base para iniciar a comunicação, seja em pé ou sentado, de modo que mantenha a postura ereta;
- Mantenha o olhar na linha do horizonte e em contato com o olho da pessoa com quem se fala, evitando manter o queixo acima ou abaixo dessa linha, evitando a interpretação de uma postura arrogante ou submissa;
- Articule os gestos e a expressividade corporal com a fala que está em andamento;
- Evite deslocar-se de um lado para o outro, pois isso pode dispersar a atenção tanto de quem nos ouve como a nossa.
Expressão verbal
- Mantenha os cuidados de higiene e saúde vocal, hidratando-se e realizando algum exercício de aquecimento e articulação vocal (os trava-línguas são excelentes para isso), pois permitirá que consigamos manter a frequência de enunciação da nossa fala e pronunciar as palavras de modo a serem compreendidas;
- Estabeleça a fala em tom de conversa sem, contudo, esquecer das formalidades que a situação exige e a norma padrão da língua portuguesa;
- Evite vícios de linguagem (gírias, excesso de gerúndios e estrangeirismos, bordões, etc.);
- Enfatize as palavras ou as expressões de importância à situação de fala, deste modo é possível transmitir nossas opiniões e sentimentos de acordo com o nosso objetivo comunicacional;
- Trabalhe as modulações das frases, alternando ritmos e tonalidades, para proporcionar mais dinâmica à apresentação.
Capacitação
O Senac Araçatuba está com inscrições abertas para o curso Como Falar em Público, cujo foco é desenvolver a competência comunicativa dos participantes, favorecendo a condução de palestras em auditórios e apresentações em contextos profissionais. O curso é destinado a todas as pessoas com necessidade de se comunicar com plateias, clientes e fornecedores, por meio de apresentações técnicas, e ainda àquelas pessoas que reconhecem a necessidade de aprimorar a sua comunicação pessoal em contextos informais.
“Uma das vantagens de participar do curso é a possibilidade de os participantes experimentarem a sua comunicação em público na medida em que os conhecimentos relacionados ao tema são aprimorados, ajustando, deste modo, suas habilidades e atitudes a fim de obterem um bom desempenho de acordo com as suas características individuais”, pontua Heitor.
Para mais informações sobre o curso Como Falar em Público, período de inscrições e início das aulas, acesse o Portal Senac: https://www.sp.senac.br/senac-aracatuba.
Bolsas de Estudo
O Senac Araçatuba está com diversas oportunidades para bolsistas pelo Programa Senac de Gratuidade. Para se candidatar a uma vaga gratuita, o interessado deve ter renda familiar per capita de até dois salários mínimos federais.
As inscrições podem ser realizadas no site do Senac (www.sp.senac.br/bolsas-de-estudo) e as vagas podem ser solicitadas a partir de 20 dias antes da data de início do curso.
Além disso, o Senac São Paulo conta com uma Política de Descontos Institucionais. São oferecidos benefícios variados, com descontos variados que podem chegar a 50% do valor do curso. As informações detalhadas podem ser obtidas a partir do site: www.sp.senac.br/descontos ou pessoalmente nas unidades.
Serviço:
- Senac Araçatuba
- Endereço: Av. João Arruda Brasil, 500 – São Joaquim, Araçatuba/SP
- Informações e inscrições: www.sp.senac.br/senac-aracatuba