A Virtual Private Network (VPN) chegou ao mercado com o objetivo de oferecer uma navegabilidade completamente diferenciada para os usuários. Disponível tanto para computadores quanto para dispositivos móveis, essa tecnologia oferece diversas vantagens para quem deseja acessar sites com maior proteção.
Além de oferecer recursos exclusivos como a acessibilidade a conteúdos de outros países, a VPN também permite que os usuários usem protocolos avançados para ter as suas informações mais protegidas. A forma com que isso acontece é complexa, mas é fácil de entender como essa ferramenta oferece mais proteção com um simples exemplo.
Exemplo de proteção da VPN
Para entender como a VPN funciona vamos considerar um exemplo prático. Você pode estar caminhando por um parque público que oferece Wi-Fi. Ao decidir se conectar, tudo que você precisa fazer é oferecer os seus dados em troca da conexão. Em outras palavras, você permitirá que a rede acesse os seus dados para permitir que você navegue.
Esse tipo de aceitação é liberada no momento que você acessa a rede. Geralmente essas informações estão listadas no rodapé da tela de registro em uma internet, com uma caixa de diálogo que deve ser selecionada por você. Além disso, os termos e condições geralmente listam esses requerimentos também.
Bom, uma vez aceitado o acesso para a internet pública, todo o seu tráfego e navegabilidade serão acompanhados pela rede em questão. O grande problema está no fato de você compartilhar os seus dados com a rede, mas não saber quem está controlando a rede que você acessou.
Afinal, algumas pessoas podem controlar uma rede pública sem que outras saibam que ela está controlando. Dessa forma, ela tem acesso a diversas informações de diferentes pessoas e pode fazer o que quiser com elas. No caso da VPN, o grande diferencial é que as suas informações não serão facilmente acessíveis por terceiros.
Ao usar ferramentas como a https://surfshark.com/pt-br/download o usuário ficará mais protegido, pois os seus dados serão criptografados. O que tornará mais difícil acessar as informações por parte de quem tem más intenções.
Como a criptografia de informações protege os dados dos usuários
Ao acessar uma rede de internet usando a VPN o usuário automaticamente terá os seus dados criptografados. O que significa dizer que as suas informações, na realidade, serão omitidas e serão compartilhados outros dados com a rede. Isso faz com que os dados originais dos usuários sejam protegidos.
Caso o dono da rede encontre uma maneira de acessar os dados de terceiros que acessaram a rede em questão, ele não poderá usá-los diretamente. Já que as informações compartilhadas não são de fato as originais de quem acessa. Para facilitar o entendimento de como a criptografia funciona, vamos a um breve exemplo.
Para poder entrar em um prédio você precisa dizer quais são as suas informações. Ao chegar no prédio, você passa todos os seus dados. Entretanto, antes da pessoa recebê-los, eles são alterados pela criptografia, chegando ao destinatário de maneira diferente do que quando você os escreveu.
Isso acontece tanto para redes públicas quanto privadas. E é um dos grandes diferenciais que a VPN tem para oferecer aos seus clientes. Independentemente da área de atuação de quem trabalha como autônomo em home office ou em um escritório, essa dica ajuda a deixar a navegabilidade muito mais segura.
Proteção da VPN estende-se para dispositivos móveis
Uma VPN de qualidade oferece muito mais do que simplesmente proteção para quem navega por um Windows ou Mac. Já que esse recurso também está disponível para quem usa dispositivos móveis. Dessa forma, independentemente do dispositivo que o usuário estiver usando para acessar uma rede de internet, ele estará protegido com o uso da VPN.
O processo de instalação da VPN em um dispositivo móvel é similar ao de um computador. Primeiramente, é necessário baixar uma VPN segura, instalá-la em seu dispositivo e então ativá-la para poder entrar em uma rede Wi-Fi com mais proteção do que se você não estiver usando-a.
Tanto em iOS quanto em Android a VPN auxilia na proteção dos dados de usuários, principalmente informações que possam comprometer sua experiência. Como exemplo, pode-se citar dados bancários, informações de redes sociais, bem como aplicativos de mensagens.
Experimente a VPN em seu dispositivo
Agora que você entende as vantagens da VPN em termos de segurança é hora de experimentar essa tecnologia você mesmo. Aproveite para escolher a melhor ferramenta para o seu objetivo e tenha mais proteção ao navegar tanto em redes públicas quanto privadas com o seu smartphone ou computador.