A Comissão Especial de Transporte Público da Câmara de Araçatuba realiza, nesta quinta-feira (19), às 10h, uma audiência pública para discutir os problemas do transporte coletivo municipal e apresentar soluções para melhorar o serviço aos usuários.
O evento será realizado no plenário do Legislativo, um dia após a Prefeitura de Araçatuba sancionar a lei que permite um subsídio de aproximadamente R$ 1 milhão à TUA (Transportes Urbanos Araçatuba).
A justificativa é de que a empresa enfrentou perdas de usuários e de receita, e necessita de ajuda do poder público para dar continuidade à prestação do serviço à população.
A audiência pública terá a participação dos vereadores que integram a Comissão de Transporte da Câmara. São eles Wesley da Dialogue (Podemos) – presidente; Maurício Bem-Estar (PP) – membro; e Coronel Guimarães (União Brasil) – membro.
O especialista em trânsito, mobilidade e segurança Renato Campestrini também participa do evento, que deverá contar ainda com a presença do secretário municipal de Mobilidade Urbana, Marcelo Reis, e de representantes da TUA.
Além de abordar os aspectos que levaram à concessão do subsídio à empresa de transporte público urbano, a audiência irá debater os principais problemas apontados pela consulta pública realizada no ano passado, que contou com a participação de 250 usuários do serviço.
Na ocasião, eles apontaram que os principais problemas do transporte urbano público da cidade são a falta de ônibus aos finais de semana e à noite, além dos veículos que quebram no percurso e as plataformas (elevadores) para pessoas com deficiência que não funcionam.
“O evento vai servir para a gente ouvir os problemas e apresentar soluções que serão propostas à Prefeitura. Muitas pessoas deixaram de usar o transporte público e precisamos melhorar os serviços para que elas voltem a usar”, disse o presidente da Comissão, vereador Wesley da Dialogue.
Após o evento, um relatório final com as proposituras será encaminhado ao Executivo e ficará à disposição dos demais vereadores.