O psicopedagogo especialista em Gerontologia e Saúde Mental Vinicius Sanchez, de Araçatuba, lança, nesta quarta-feira (11), o livro “Estimulação Cognitiva do Idoso”, às 20h, no Museu Ferroviário Moisés Joaquim Rodrigues, localizado na Rua Joaquim Nabuco, 125, Centro de Araçatuba.
“A qualidade de vida e a autonomia do sujeito estão diretamente ligadas ao bom funcionamento de suas habilidades cognitivas, as quais devem ser estimuladas durante toda a vida, com o intuito de prevenir possíveis perdas significativas”, afirma o autor, que é também professor universitário na Unip de São Paulo, onde leciona a disciplina de Neurogerontologia.
A ideia de escrever o livro, conforme Sanchez, surgiu ao perceber que faltam materiais para a estimulação cognitiva dos idosos, que é uma terapia sem uso de medicamentos e feita por meio de exercícios.
O autor explica que todos os exercícios foram testados em idosos de um residencial e centro dia voltados para este público. Dentre as atividades reunidas no livro estão palavras cruzadas, além de provérbios e charadas populares para o idoso completar as frases.
“Além do envelhecimento, algumas doenças clínicas, transtornos mentais e outros eventos traumáticos podem provocar alterações consideráveis nas funções cerebrais, ocasionando o que chamamos de declínio cognitivo”, afirmou.
Conforme ele, a sistematização e aplicação de técnicas específicas estimulam a cognição, promovem a saúde do paciente, bem como contribuem para sua autonomia e restabelecimento de seus laços sociais.
No lançamento, cada exemplar será vendido a R$ 40,00 (preço especial). Depois, o livro poderá ser adquirido no site da editora https://wakeditora.com.br, por R$ 65,00. Parte da renda será destinada aos projetos sociais da Associação dos Idosos Ilta Arcanjo Ferlete.