O recente aumento no preço do diesel já impacta o preço dos alimentos, que registra alta de 10% nos centros de abastecimento do país. As informações são da CNN Brasil.
Segundo o presidente da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen), Eder Eduardo Bublitz, o encarecimento do frete motivou um repasse de aproximadamente 10% nos preços de frutas, verduras e legumes vendidos no atacado.
“Por exemplo, na rota Curitiba (PR) a Juazeiro (CE), uma carreta que sobe com caixas vazias e desce carregada, antes o frete era em torno de R$ 7,5 mil. Hoje, esse frete está passando de R$ 9 mil” diz o presidente da associação.
Segundo boletim divulgado ontem (17) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), preços da batata, cebola e tomate, continuaram alta em abril.
No caso da batata, nas centrais de abastecimento do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba, houve um crescimento no preço do quilo de mais de 40% em abril.
O quilo do tomate continua subindo desde o segundo semestre do ano passado. Esse novo aumento nos preços dos alimentos deve ser sentido pelos consumidores nas próximas semanas.
Leia mais: Reajustes do diesel podem elevar tarifas de ônibus em 15,4%