A Secretaria de Saúde de Birigui incluiu mais um público na campanha da vacinação contra a influenza. Professores da rede pública e privada de ensino começam a ser vacinados a partir deste sábado (23/04). Para tomar a vacina é preciso apresentar RG e documento que comprove vínculo empregatício.
Neste sábado, a imunização será no drive-thru do Terminal Rodoviário, das 7h às 13h. De segunda a sexta-feira, a vacina é aplicada das 8h às 16h nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Birigui. Todas as quartas-feiras, das 7h30 às 18h, no drive-thru, além dos sábados.
A campanha continua para os idosos com mais de 60 anos, profissionais de saúde, grávidas e puérperas (até 45 dias após o parto). A vacina aplicada é trivalente e protege os grupos prioritários da campanha contra o vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin.
Todos os públicos devem apresentar documento de identificação com foto. Para os profissionais de saúde é exigido também documento que comprove o vínculo empregatício. Grávidas devem levar cartão do pré-natal e, no caso das puérperas, o registro de nascimento da criança.
Conforme balanço divulgado na quarta-feira (20) pela Secretaria de Saúde, até o momento foram aplicadas 8.500 doses da vacina contra a gripe, sendo imunizados 7.453 idosos acima de 60 anos, 932 profissionais da saúde, 99 gestantes e 16 puérperas.
“Já está mais do que comprovado que vacinas salvam vidas, inclusive a da gripe, que protege as pessoas que estão nos grupos de risco contra as complicações provocadas pela doença”, disse a enfermeira da Vigilância Epidemiológico, Maria Helena Martins Yazawa.