A Santa Casa de Birigui realizou, na quarta-feira (27/04), a primeira captação múltipla de órgãos deste ano. O procedimento foi feito no centro cirúrgico do hospital e os órgãos direcionados para a Central Nacional de Transplantes para atender pacientes compatíveis e inscritos no sistema.
O doador foi um paciente de 63 anos. A captação dos órgãos foi feita por uma equipe do Hospital de Base de São José do Rio Preto em conjunto com Ribeirão Preto. Foram doados o fígado, rins e córneas.
O homem era morador de Birigui e havia sido internado na Santa Casa com quadro clínico grave de AVC (Acidente Vascular Cerebral) Isquêmico. Embora tenha recebido todo o suporte médico com o objetivo de reverter seu quadro de saúde, ele acabou evoluindo para a morte encefálica.
A morte encefálica foi constatada após o hospital cumprir criterioso protocolo, necessário nestes casos, envolvendo equipe multidisciplinar e exames clínicos para essa finalidade.
A decisão da família pela doação dos órgãos se deu depois de acolhimento pela equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) da Santa Casa de Birigui.