O prefeito de Mirandópolis, Everton Sodario (Patriota), renunciou ao cargo nesta sexta-feira (1º), para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) nas eleições de 2022. Em seu lugar, assume o vice, Ademiro Olegário dos Santos, o Mirão do Sisem, cuja posse será hoje, às 20h, na Câmara Municipal.
Sodario, que até então estava sem partido, após deixar o PSL, recentemente, já havia anunciado que iria renunciar para ser pré-candidato a deputado estadual. A renúncia foi protocolada hoje na Câmara Municipal.
Nessa quinta-feira (31), ele se filiou ao Patriota, partido conservador e religioso de direita, de quem recebeu o aval para apoiar a candidatura à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) e a campanha do ministro da Infraestruta, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), ao governo do Estado de São Paulo.
O agora ex-prefeito de Mirandópolis flertava com o PL de Bolsonaro, mas optou pelo Patriota como por estratégia política. “Fui racional na escolha. O PL é uma boa sigla, mas tem muitos deputados eleitos, o que, em tese, demandaria mais votos para a minha eleição. No Patriota, a tendência é de que sejam necessários menos votos”, explicou.
Na tarde desta sexta-feira, Sodario se despediu de seus secretários e servidores municipais. “Estou com o coração apertado por deixar Mirandópolis, mas esperançoso pela oportunidade que se abre de representar a região de Araçatuba na Assembleia”, afirmou.
Trajetória
Aos 28 anos e advogado por formação, Sodario ingressou na política em 2018, quando foi candidato a deputado estadual e obteve 12.609 votos. Otimista, acredita que irá conseguir uma votação maior este ano, após a experiência de dois mandatos à frente da Prefeitura.
“Peguei a cidade com muito problema e estou entregado com soluções”, disse. Ele crê que seu trabalho como prefeito deu visibilidade para ele em todo o Estado – Sodario ficou conhecido e ganhou destaque na mídia nacional durante a pandemia por não concordar com as medidas do governador João Doria (PSDB) e provocar embates públicos com o chefe do Estado de São Paulo.
Sodario foi eleito prefeito pela primeira vez em 2019, nas eleições suplementares de Mirandópolis, realizadas após a Justiça Eleitoral cassar a chapa eleita em 2016, formada por Regina Mustafa e José Antônio Rodrigues. O jovem político foi, então, eleito prefeito do município de 30 mil habitantes com 6.152 votos. Em 2020, foi reeleito com 8.303 votos. O político teria mais 2 anos e 9 meses à frente do Executivo.