Mais de 10 mil eleitores de Araçatuba tiveram os títulos cancelados por não votar nas três últimas eleições e têm até o dia 4 de maio para regularizar a sua situação e participar das eleições de 2022. A orientação é para que a regularização seja feita pela internet, mas para atender os excluídos digitais, os cartórios irão funcionar em horário especial neste fim de semana.
No sábado (30) e no domingo (1º), o atendimento será das 11h às 18h. O cartório eleitoral de Araçatuba fica na Rua Brigadeiro Luís Antônio, 46, bairro Higienópolis. Nos dias 2, 3 e 4 de maio, o horário de atendimento nos cartórios será das 9h às 18h.
O agendamento para atendimento está suspenso. Assim, o eleitor será atendido por ordem de chegada.
Conforme a chefe da 299ª Zona Eleitoral de Araçatuba, Fabiana Camargo de Oliveira Silva, houve um aumento de 30% no cartório local, mas ainda está abaixo do esperado, diante do grande número de eleitores que precisam regularizar o título.
A expectativa é de que haja uma grande movimentação nas próximas terça (3) e quarta-feira (4), últimos dias para a regularização.
Atendimento Online
Fabiana frisa, no entanto, que não há a necessidade de ir ao cartório, pois todos os serviços oferecidos pela Justiça Eleitoral estão disponíveis por meio do Atendimento Online do TRE-SP.
“A vantagem de fazer pela internet é que não há fila e o processo é mais rápido. Nossa prioridade é para os excluídos digitais que não conseguem verificar sua situação pelo site, mas todos que comparecerem ao cartório serão atendidos”, afirmou.
Pelo site, é possível solicitar a emissão do primeiro título, revisão, transferência de domicílio, além da regularização da situação eleitoral, emissão e pagamento de multa via PIX. Certidões eleitorais também podem ser emitidas online.
Para mais informações, o eleitor pode entrar em contato com o Núcleo de Atendimento Telefônico ao Eleitor pelo número.
Poupatempo
Outra opção são os postos da Justiça Eleitoral instalados no Poupatempo. O eleitor deve agendar seu atendimento no site do Poupatempo.
Biometria
Eleitores e eleitoras não precisam fazer a coleta biométrica para poderem votar nas Eleições de 2022. O cadastro da biometria está suspenso desde o início da pandemia em 2020.
Aqueles que tiveram o título cancelado por não comparecerem às revisões biométricas obrigatórias realizadas em 2019 poderão votar normalmente nas eleições de 2022.
Os efeitos do cancelamento foram suspensos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).