Ex-assessores do vereador do Rio de Janeiro (RJ) Gabriel Monteiro (PL) afirmaram que o parlamentar mantém em casa um cofre no qual guarda HDs criptografados, cujo conteúdo é acessado apenas por senha, com vídeos de orgias, inclusive com participação de menores de idade. As informações são do jornal O Globo.
Conforme a reportagem, seis ex-assessores prestaram depoimento na Polícia Civil em um inquérito que apura o vazamento de um vídeo íntimo no qual uma adolescente de 15 anos e Monteiro aparecem mantendo relações sexuais. Quatro deles citaram o suposto cofre, que ficaria escondido em um armário.
Um dos ex-funcionários do vereador contou aos policiais que Monteiro chegou a ser orientado por um advogado a destruir equipamentos e mídias portáteis, como cartões de memória, HD externo e pendrives, que ficavam armazenados na casa dele.
Os ex-funcionários informaram ainda que apenas dois advogados, além do próprio Monteiro, possuem a senha para abrir o cofre.
Busca e apreensão
Polícia Civil do Rio de Janeiro cumpriu na manhã de hoje (7) mandados de busca e apreensão em 11 locais relacionados ao vereador Gabriel Monteiro (PL) e a assessores e ex-assessores dele, incluindo a casa do parlamentar na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade, e o gabinete na Câmara dos Vereadores, na Cinelândia.
A busca e apreensão foi autorizada pelo plantão judiciário para recolher notebooks, computadores, tablets, celulares, kindles, smartphones, mídias externas e portáteis tais como HDs externos, pendrives, CDs, DVDs e semelhantes.
Também foi autorizado pela Justiça o afastamento do sigilo telefônico e informático para todo o conteúdo dos aparelhos e mídias apreendidos, bem como a quebra do sigilo de dados das mensagens contidas em aplicativos nos equipamentos.