O comerciante Mário Francisco dos Santos Cintra, de Araçatuba está fazendo uma campanha para arrecadar caixas de bombons para as 250 crianças carentes que frequentam a Associação Beneficente Batista João Arlindo, instituição que oferece atividades no contraturno escolar e é mantida pela Igreja Amor e Cuidado.
A escola, que fica na avenida Dois de Dezembro, Jardim Primavera, atende crianças de 6 a 15 anos de idade. Além de oferecer oficinas de música, educação ambiental e de inclusão digital, a instituição oferece alimentação e cursos profissionalizantes. A escola tem o reconhecimento do governo municipal e conta com o apoio do banco Itaú.
Até agora, foram arrecadadas 100 caixas de bombom, mas a intenção é chegar às 250. Segundo Cintra, a distribuição deverá ser feita nesta quinta-feira (14), pois na sexta é feriado (Sexta-Feira Santa).
Quem puder doar uma caixa de bombom, deve levar à Rua Porangaba, 767, Vila Industrial. Este é o endereço da G & C Elétrica e Hidráulica, de propriedade de Cintra.
Outra opção é a doação de R$ 9,00 via PIX, cuja chave é (18) 99776-5931, em nome de Mário Francisco dos Santos Cintra, banco Inter.
Projeto Caminhar
Criado em 2010, o “Projeto Caminhar” da Associação Beneficente Batista João Arlindo atende crianças e adolescentes de 6 a 15 anos em situação de vulnerabilidade e risco social, que moram em bairros periféricos e com famílias de baixa renda no município de Araçatuba-SP.
Atualmente, participam cerca de 250 crianças e adolescentes nos períodos da manhã e tarde, em contra turno escolar, podendo permanecer na associação apenas as crianças e adolescentes que estejam frequentando a escola com no mínimo 75% de presença no bimestre.
São desenvolvidas no projeto diversas atividades como oficina de expressão corporal/teatro, música, socioeducação, educação ambiental, grupo socioeducativo, inclusão digital e educação física. As crianças recebem refeições balanceadas com café da manhã, almoço e lanche da tarde. Quem frequenta o período da manhã, sai da entidade de banho tomado e vai direto para a escola.
O objetivo é a proteção e defesa dos direitos da criança e adolescente por meio de programas que promovam a sociabilidade, fortaleça vínculos comunitários e de afetividade, fomente a reflexão acerca da solidariedade e respeito mútuo, fortaleça o exercício de educação escolar, garanta o acesso ao lazer e desenvolva potencialidades, habilidades e talentos, por meio da ampliação do universo informacional, artístico, comunitário e social.
Em consonância com a proposta da associação, o projeto “Prevenção e recuperação da Saúde Bucal em crianças e adolescentes em situação de risco social da Associação João Arlindo” tem por objetivo desenvolver ações e atividades educativas, preventivas e curativas, em prol da saúde bucal dessa população, além de difundir na população a consciência crítica das causas reais de seus problemas, criando um espírito para mudança.
A união dos dois projetos possibilitou que a associação fosse vencedora do prêmio Itaú-Unicef, sendo a única entidade do interior do Estado de São Paulo a possuir o selo do Fundo das Nações Unidas para Infância.