O ex-vereador de Araçatuba Cido Saraiva (MDB), 59 anos, será submetido a uma cirurgia para a retirada de um tumor na vesícula, nesta quinta-feira (14), no Hospital Unimed.
Cido contou que vinha sentindo fortes dores abdominais e emagreceu 11 quilos em dois meses. Ao procurar atendimento médico, fez uma bateria de exames e foi detectado o tumor.
Após a remoção do órgão, será feita uma biópsia que irá determinar se será necessário fazer quimioterapia. Por causa disso, ele não sabe se irá ser candidato a deputado federal nas eleições de outubro de 2022.
“Estou procurando ficar tranquilo, mas a gente acaba ficando um pouco apreensivo, porque é uma cirurgia. O tumor se desenvolveu muito rápido e está do tamanho de um limão”, disse.
Uma página na internet https://forcacido.com.br/ foi criada para pedir orações pelo ex-vereador e traz depoimentos de ex-pacientes com câncer que receberam ajuda na Casa de Barretos, mantida pelo político. O local abriga pacientes oncológicos que precisam de tratamento no hospital especializado daquela cidade. As pacientes trazem mensagens de esperança ao ex-vereador.
Trajetória Política
Cido Saraiva foi candidato a prefeito nas eleições de 2020 e obteve 25.680 votos, ficando em segundo lugar no pleito que teve como vencedor o prefeito Dilador Borges (PSDB).
Em 2018, concorreu a uma vaga na Assembleia Legislativa de São Paulo, obtendo 43.175 votos. Apesar da expressiva votação, não conseguiu vencer o pleito.
Sobre o surgimento de candidatos a deputado na cidade, ele afirma que respeita o espaço e a opinião de todos, mas lamenta que não haja uma união em Araçatuba e região para eleger nomes tanto para a Assembleia quanto para a Câmara Federal.
Eleito quatro vezes vereador
Cido Saraiva foi eleito quatro vezes vereador em Araçatuba. A primeira eleição foi em 1992, mas não chegou a assumir o cargo. Depois, foi eleito para as 15ª, 16ª e 17ª legislaturas, tomando posse em 2009 e permanecendo até dezembro de 2020.
Neste período, foi eleito vice-presidente da Câmara de Araçatuba, nos biênios 2009/2010 e 2013/2014. E presidente nos biênios 2011/2012 e 2015/2016. Neste último, ele mesmo não votou em seu nome, para cumprir uma promessa política.
Apoio a pacientes com câncer
Ao longo de sua trajetória política, sua marca foi na assistência social. Por dez anos, manteve a casa de apoio a pacientes com câncer, em Jales (SP). O espaço foi fechado em julho do ano passado, por dificuldades financeiras.
A preocupação de Cido, agora, é manter a casa de Barretos, onde os doentes encontram cama, chuveiro, cozinha equipada, alimentação, máquina de lavar roupas, ventiladores, ar-condicionado e sinal de internet, com capacidade para abrigar, em média, 20 pessoas.
“Não sei se conseguirei manter diante desta situação da minha saúde. Estou preocupado, porque o custo é alto e ainda não sei se vai dar para continuar administrando este serviço”, disse. O custo, segundo ele, é de R$ 9 mil mensais, entre aluguel, funcionários, água e luz.
O político também mantém uma casa de fisioterapia em Araçatuba, onde oferece serviços de saúde a preços populares.
Cido é pai de sete filhos, inclusive dois pequenos, de oito e dois anos.
É casado com a cientista social Tânia Regina Gimenez Moreira, que foi secretária de Administração na gestão do ex-prefeito Cido Sério, de Araçatuba, e secretária-adjunta de Administração na gestão do ex-prefeito Cristiano Salmeirão, de Birigui.