O ciclista colombiano Luis Marrero Mendez, 47 anos, conseguiu um emprego de barman em Araçatuba, na Mania Adega Boulevard, emprendimento gastronômico e cultural que será inaugurado na próxima terça-feira (5).
Marrero viaja há três anos pela América do Sul com seu inseparável companhairo, um cão da raça Dálmata de três anos, o Pongo, e chegou a Araçatuba há cerca de 20 dias.
O empresário Sildemar Paulucci, sócio-proprietário da Mania Adega Boulevard, soube da situação de Marrero por meio do RP10, e decidiu fazer um teste com o colombiano.
“A gente estava procurando um profissional qualificado e em Araçatuba é difícil de encontrar. Ele tem todo o perfil que a gente estava buscando e nos surpreendeu muito positivamente”, disse.
O colombiano assumiu o comando do bar do boulevard, que reúne uma gama de serviços que vão desde a venda de especiarias, almoço, rodízio de pizzas, papelaria, venda de artesanato local, além de música ao vivo e muitos drinks.
Marrero será o responsável por todos os coquetéis e drinks do espaço, colocando em prática a sua experiência acumulada em 20 anos de trabalho na cadeia de hotéis Hilton e o aprendizado que obteve em Mérida, na Vezuela, onde estudou gastronomia.
Dinheiro para continuar a viagem
Para Marrero, sua contratação é importante para que ele possa dar continuidade em seu sonho de conhecer todos os países da América do Sul. “Eu preciso de um emprego para juntar dinheiro para continuar a viagem”, disse ele, que pretende ficar em Araçatuba até dezembro.
Depois, seu destino deverá ser a Patagônia, na Argentina e Chile. Para isso, ele irá precisar de uma nova barraca, para se proteger do frio e do vento, de um bom aparelho celular para pesquisar os mapas dos lugares onde pretende visitar, além de outros equipamentos.
O ciclista também precisa resolver uma pendência judicial com uma instituição financeira, por isso precisava de um emprego. No ano passado, ele foi atropelado em Porto Velho, estado de Rondônia, e, para receber o seguro DPVAT, precisou abrir uma conta em um banco, que agora cobra uma dívida acumulada com cheque especial.
Chef de cozinha trocou os pratos pela estrada
Sem filhos nem esposa, o chef de cozinha que morava em Cartagena das Índias, na Colômbia, trocou as panelas e pratos que produzia pela estrada, há três anos, após conhecer outros ciclistas que pedalavam pelo mundo.
Em sua bicicleta, carrega apetrechos para cozinhar, roupas, tênis, capacete, barraca, uma rede e, claro, o seu fiel companheiro Pongo, que é acomodado em uma caixa de engradado.
Ele chegou Araçatuba há cerca de 20 dias e recebe a ajuda das pessoas para se alimentar e também para dar ração ao seu cão inseparável. Também conta com a ajuda de uma empresa para fazer a manutenção de sua bicicleta.
O ciclista está no centro de apoio Centro POP, mantido pela Prefeitura. Lá, toma banho, dorme, faz a própria comida e é onde o seu cão fica, em segurança, enquanto ele trabalha para realizar os seus sonhos.
Ciclista já passou por seis países da América do Sul
Nos últimos três anos, Mendez passou por seis países da América do Sul: Colômbia, seu país de origem, Equador, Peru, Bolívia, Venezuela e Brasil, onde chegou há um ano, entrando pelo Acre e depois passando pelos estados de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo).
Por onde passa, procura visitar os principais lugares para conhecer a cultura local, interagir com os moradores e registrar tudo em fotos.
Em seus planos estão conhecer, ainda, a Argentina, Chile, Guiana, Guiana Francesa, Paraguai, Uruguai e Suriname, completando, assim, o tour pela América do Sul de bicicleta.