A bebê Lara Vitória Carvalho de Oliveira, de um ano, que foi picada por um escorpião nesse domingo (17), na casa onde morava, no bairro João Crevelaro, em Birigui, chegou a a receber o soro antiescorpiônico no pronto-socorro da cidade, mas não resistiu. A informação é da assessoria de imprensa da Prefeitura.
“A Prefeitura de Birigui lamenta a morte da pequena Lara Vitória Carvalho de Oliveira, de um ano, ocorrida neste domingo (17/04), e se solidariza com os familiares neste momento de dor”, diz a nota enviada pelo município.
A criança deu entrada no pronto-socorro municipal no início da tarde de domingo, em estado grave, após ser picada por um escorpião. Conforme o município, a menina recebeu toda assistência médica emergencial na pediatria da unidade, sendo aplicado imediatamente o soro antiescorpiônico.
“Mas apesar de todo o esforço da equipe, infelizmente, não foi possível reverter o quadro de saúde da criança”, informou a Prefeitura.
Conforme a Organização Social de Saúde Beneficência Hospital de Cesário Lange, responsável pela gestão do PS de Birigui, a criança chegou à unidade de Pronto Atendimento às 13h53, com classificação de risco vermelha (atendimento imediato), haja vista que a mãe relatou a picada de escorpião.
“Houve toda a mobilização da equipe médica e de enfermagem e, na ocasião a Unidade de Pronto Atendimento dispunha de 18 doses de soro antiescorpiônico, sendo ministrado na criança de imediato e o quadro clínico foi acompanhado para manutenção da estabilização”, informou a OSS.
Foi solicitada a vaga via Cross (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde) e liberada para Santa Casa de Araçatuba às 15h03min, quando foi acionada a unidade móvel de remoção de pacientes.
“Ocorre que o estado clínico da criança teve agravamento e todos os recursos necessários foram viabilizados para tentativa de manutenção da estabilidade, porém sem sucesso. A família foi orientada de todo o procedimento ocorrido e das complicações até o óbito da menor impúbere, ocorrido às 15h07min. Tecemos nossas mais singelas condolências a família e nos colocamos à disposição”, finaliza a nota da OSS.
Busca ativa
A Secretaria Municipal de Saúde informa que o CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses) fará busca ativa e manejo ambiental ao redor do quarteirão onde ocorreu o incidente, orientando os moradores para evitar o acúmulo de materiais inservíveis que possam facilitar o abrigo e proliferação de escorpiões e animais peçonhentos.
Limpeza e orientação
A administração municipal informa ainda que realiza frequentemente ações de limpeza e orienta a população sobre os cuidados necessários contra escorpião. No bairro João Crevelaro, este ano, já foram feitas 11 buscas ativas, após notificação de moradores sobre aparecimento ou acidente causado pelo animal peçonhento.
A Secretaria de Saúde de Birigui orienta ainda que é importante que a população mantenha seus quintais sempre limpos, evitando o acúmulo de madeiras, entulhos e restos de materiais de construção.
Deve-se manter tampados os ralos, tanques e pias que tenham acesso direto as redes de água e esgoto. Além de manter fechadas as soleiras das portas e janelas quando começar a escurecer, e vedar as frestas e buracos em paredes, assoalhos e vãos entre o forro e as paredes.
Em caso de acidentes, deve-se buscar atendimento imediato
Em casos de acidentes, a orientação é que a pessoa procure imediatamente uma Unidade Básica de Saúde ou o Pronto-Socorro para receber o tratamento o mais rápido possível. Ao encontrar o animal em casa, o morador deve comparecer na Secretaria de Saúde para fazer a notificação. Dúvidas ligar no (18) 3643-6274.
Com a notificação, agentes de combate as endemias vão até o endereço para realizar a vistoria, executar as atividades de busca ativa e manejo ambiental, além de orientar os moradores de todas as ações que devem ser tomadas para evitar o aparecimento de outros escorpiões.